n. 11 - SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ENTRE RASTROS, AVANÇOS E RETROCESSOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58656

Palavras-chave:

Sistema, Sistema Nacional de Educação, Dermeval Saviani

Resumo

Este artigo objetiva refletir acerca do Sistema Nacional de Educação, abordando os avanços e retrocessos que vêm demarcando as tentativas de sua implementação na seara educacional brasileira, a partir da perspectiva teórica de Dermeval Saviani. Inicialmente, é feita uma análise dos termos sistema e sistema de ensino, na tentativa de oportunizar uma melhor clareza do tema em análise. Em seguida, o texto traz uma breve apresentação da trajetória histórica dessa proposta de organizar, articuladamente, as diversas redes de ensino, desde sua origem nas ideias liberalistas difundidas pela Revolução Francesa - que advogavam ser a educação responsabilidade do Estado - até os dias atuais, com o debate a respeito do Sistema Nacional de Educação na legislação brasileira, em documentos oficiais e nos programas governamentais. Percebe-se que esse trajeto assemelha-se a um pêndulo, pois é marcado por avanços e retrocessos, ora centralizando, ora descentralizando a educação. Por fim, são discutidos alguns óbices que vêm impedindo a instituição do Sistema Nacional de Ensino, o que, conclui-se, conduz à perpetuação de uma educação ineficiente e ineficaz, incapaz de responder às demandas da sociedade do conhecimento e de formar sujeitos da História.

Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pós-Doutor em História PNPD-CAPES/PPGH-UFPR (2015-2017).Doutor em História pela UFSC (2013). Mestre em História pela UDESC (2010). Especialista em Teologia e Bizantina, pela Theological School St. Cyril and Methodius- Grécia (2001). Graduado em Filosofia pela UNIFEBE (1991). Suas pesquisas versam sobre o Ensino de História, fontes visuais e metodologias. A aplicabilidade das imagens no Ensino de História. Imagens, religião, religiosidades eo Ensino.

Maria do Socorro Souza, Universidade Federal Rural do Semiárido Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino

Formada em Letras, habilitação Língua Portuguesa e Inglesa, e em Direito. Experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Inglesa no ensino fundamental e médio da rede publica estadual e municipal de Mossoró-RN. Coordenadora do  Programa de formação continuada de professores, para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula.

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

Tamanini, P. A., & Souza, M. do S. (2018). n. 11 - SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: ENTRE RASTROS, AVANÇOS E RETROCESSOS. Jornal De Políticas Educacionais, 12. https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58656

Edição

Seção

Artigos