n. 7 - A QUALIDADE EDUCACIONAL EM TEMPOS DE IDEB NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO E NA OPINIÃO DOS PROFESSORES

Edson Ferreira Alves, Lúcia Maria de Assis

Resumo


O presente trabalho visa discutir o conceito de qualidade da educação a partir da adoção das avaliações em larga escala no Brasil, mais precisamente com a implementação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Metodologicamente, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de campo efetivado com a aplicação de questionários com questões abertas a professores do 5º ano do ensino fundamental. Este trabalho analisa a concepção gerencialista em contraposição à qualidade socialmente referenciada; amplia a discussão com a análise da presença do Ideb nos planos decenais de educação de âmbito nacional, estadual de Goiás e municipal de São Luís de Montes Belos-GO; e, por fim, apresenta e discute a percepção de professores de uma rede municipal de ensino a respeito do índice, analisando as implicações que o indicador tem trazido para o trabalho docente. O estudo dos planos estadual e municipal aponta para a reprodução do texto do PNE nos planos subnacionais enquanto que as falas dos docentes expressam as angústias que o Ideb tem acarretado ao trabalho pedagógico, pressionados pelo ranqueamento e necessidade de treinar continuamente os alunos para desempenho positivo no índice, num processo de responsabilização e culpabilização docente.

Palavras-chave


Qualidade da Educação; Ideb; PNE 2014-2024; Plano Estadual e Municipal de Educação; trabalho docente

Texto completo:

PDF

Referências


AFONSO, A.J. Avaliação Educacional: regulação e emancipação. - São Paulo: Cortez, 2000.

AFONSO, A.J. Protagonismos instáveis dos princípios de regulação e interfaces público/privado em Educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1137-1156, out./dez. 2010.

ASSIS, L.M.de. A Avaliação e o Plano Nacional de Educação: concepções e práticas em disputa. In: DOURADO, L.F. (Org.). PNE 2014/2024: avaliação e perspectivas. 2016. (No prelo).

AZEVEDO, J.M.L.de. Plano Nacional de Educação e planejamento: a questão da qualidade da educação básica. Retratos da Escola, Brasília, v.8, n.15, p.265-280, jul./dez. 2014.

DOURADO, L.F. Plano Nacional de Educação: política de Estado para a educação brasileira. - Brasília: Inep, 2016. - (PNE em Movimento; 1).

DOURADO, L.F.; OLIVEIRA, J.F.de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Caderno Cedes, Campinas – SP, v. 29, n. 78, p. 201-215, mai./ago. 2009.

FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. - (Série Documental. Textos para Discussão; 26).

FREITAS, D.N.T.de. Avaliação da Educação Básica no Brasil: características e pressupostos. In: BAUER, A.; GATTI, B.A.; TAVARES, M.R. (Orgs.). Ciclo de Debates: vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil, origens e pressupostos. – Florianópolis: Editora Insular, 2013. (p. 70-96).

FREITAS, L.C. de. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 965-987, out. 2007.

GATTI, B.A. Possibilidades e Fundamentos de avaliações em larga escala: primórdios e perspectivas contemporâneas. In: BAUER, A.; GATTI, B.A.; TAVARES, M.R. (Orgs.). Ciclo de Debates: vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil, origens e pressupostos. – Florianópolis: Editora Insular, 2013. (p. 47-69).

HORTA NETO, J.L. IDEB: limitações e usos do indicador. In: BAUER, A.; GATTI, B.A.; TAVARES, M.R. (Orgs.). Ciclo de Debates: vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil, origens e pressupostos. – Florianópolis: Editora Insular, 2013. (p. 149-161).

RICHTER, L.M.; SOUZA, V.A.; SILVA, M.V. A dimensão meritocrática dos testes estandardizados e a responsabilização unilateral dos docentes. RBPAE, v. 31, n. 3, p. 607-625, set./dez. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.56421

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

Contatos: +55 41 35356264

E-mail: jpe@ufpr.br