n. 7 - A QUALIDADE EDUCACIONAL EM TEMPOS DE IDEB NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO E NA OPINIÃO DOS PROFESSORES

Autores

  • Edson Ferreira Alves Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes de Goiás (SEDUCE)
  • Lúcia Maria de Assis Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.56421

Palavras-chave:

Qualidade da Educação, Ideb, PNE 2014-2024, Plano Estadual e Municipal de Educação, trabalho docente

Resumo

O presente trabalho visa discutir o conceito de qualidade da educação a partir da adoção das avaliações em larga escala no Brasil, mais precisamente com a implementação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Metodologicamente, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de campo efetivado com a aplicação de questionários com questões abertas a professores do 5º ano do ensino fundamental. Este trabalho analisa a concepção gerencialista em contraposição à qualidade socialmente referenciada; amplia a discussão com a análise da presença do Ideb nos planos decenais de educação de âmbito nacional, estadual de Goiás e municipal de São Luís de Montes Belos-GO; e, por fim, apresenta e discute a percepção de professores de uma rede municipal de ensino a respeito do índice, analisando as implicações que o indicador tem trazido para o trabalho docente. O estudo dos planos estadual e municipal aponta para a reprodução do texto do PNE nos planos subnacionais enquanto que as falas dos docentes expressam as angústias que o Ideb tem acarretado ao trabalho pedagógico, pressionados pelo ranqueamento e necessidade de treinar continuamente os alunos para desempenho positivo no índice, num processo de responsabilização e culpabilização docente.

Biografia do Autor

Edson Ferreira Alves, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes de Goiás (SEDUCE)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goiás e Mestre em Educação (2011) pela mesma instituição. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira (2002) e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2000). Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos/GO e da Secretaria de Estado da Educação/GO. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Docência, Gestão, Políticas Públicas Educacionais e Formação de Professores.

Lúcia Maria de Assis, Universidade Federal de Goiás

Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG (1984), mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Unimep (2001), doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás, UFG (2008) e pós-doutora pela Universidade de São Paulo, USP (2014). Professora na graduação e pós-graduação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Estado, Políticas e História da Educação. Ex coordenadora do curso de Pedagogia da UFG (2010), Ex diretora do Núcleo de Estudos e Documentação Educação, Sociedade e Cultura, Nedesc (2011-2013), Ex diretora da Associação Nacional e Política e Administração da Educação (Anpae), seção Goiás (2011-2014). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG e Editora da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE). Atua na área de Políticas de avaliação, gestão e formação de professores na educação superior.

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Publicado

2018-05-31

Como Citar

Alves, E. F., & Assis, L. M. de. (2018). n. 7 - A QUALIDADE EDUCACIONAL EM TEMPOS DE IDEB NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO E NA OPINIÃO DOS PROFESSORES. Jornal De Políticas Educacionais, 12. https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.56421

Edição

Seção

Artigos