n. 7 - A QUALIDADE EDUCACIONAL EM TEMPOS DE IDEB NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO E NA OPINIÃO DOS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.56421Palabras clave:
Qualidade da Educação, Ideb, PNE 2014-2024, Plano Estadual e Municipal de Educação, trabalho docenteResumen
O presente trabalho visa discutir o conceito de qualidade da educação a partir da adoção das avaliações em larga escala no Brasil, mais precisamente com a implementação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Metodologicamente, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de estudo de campo efetivado com a aplicação de questionários com questões abertas a professores do 5º ano do ensino fundamental. Este trabalho analisa a concepção gerencialista em contraposição à qualidade socialmente referenciada; amplia a discussão com a análise da presença do Ideb nos planos decenais de educação de âmbito nacional, estadual de Goiás e municipal de São Luís de Montes Belos-GO; e, por fim, apresenta e discute a percepção de professores de uma rede municipal de ensino a respeito do índice, analisando as implicações que o indicador tem trazido para o trabalho docente. O estudo dos planos estadual e municipal aponta para a reprodução do texto do PNE nos planos subnacionais enquanto que as falas dos docentes expressam as angústias que o Ideb tem acarretado ao trabalho pedagógico, pressionados pelo ranqueamento e necessidade de treinar continuamente os alunos para desempenho positivo no índice, num processo de responsabilização e culpabilização docente.
Citas
AFONSO, A.J. Avaliação Educacional: regulação e emancipação. - São Paulo: Cortez, 2000.
AFONSO, A.J. Protagonismos instáveis dos princípios de regulação e interfaces público/privado em Educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1137-1156, out./dez. 2010.
ASSIS, L.M.de. A Avaliação e o Plano Nacional de Educação: concepções e práticas em disputa. In: DOURADO, L.F. (Org.). PNE 2014/2024: avaliação e perspectivas. 2016. (No prelo).
AZEVEDO, J.M.L.de. Plano Nacional de Educação e planejamento: a questão da qualidade da educação básica. Retratos da Escola, Brasília, v.8, n.15, p.265-280, jul./dez. 2014.
DOURADO, L.F. Plano Nacional de Educação: política de Estado para a educação brasileira. - Brasília: Inep, 2016. - (PNE em Movimento; 1).
DOURADO, L.F.; OLIVEIRA, J.F.de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Caderno Cedes, Campinas – SP, v. 29, n. 78, p. 201-215, mai./ago. 2009.
FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007. - (Série Documental. Textos para Discussão; 26).
FREITAS, D.N.T.de. Avaliação da Educação Básica no Brasil: características e pressupostos. In: BAUER, A.; GATTI, B.A.; TAVARES, M.R. (Orgs.). Ciclo de Debates: vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil, origens e pressupostos. – Florianópolis: Editora Insular, 2013. (p. 70-96).
FREITAS, L.C. de. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 965-987, out. 2007.
GATTI, B.A. Possibilidades e Fundamentos de avaliações em larga escala: primórdios e perspectivas contemporâneas. In: BAUER, A.; GATTI, B.A.; TAVARES, M.R. (Orgs.). Ciclo de Debates: vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil, origens e pressupostos. – Florianópolis: Editora Insular, 2013. (p. 47-69).
HORTA NETO, J.L. IDEB: limitações e usos do indicador. In: BAUER, A.; GATTI, B.A.; TAVARES, M.R. (Orgs.). Ciclo de Debates: vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil, origens e pressupostos. – Florianópolis: Editora Insular, 2013. (p. 149-161).
RICHTER, L.M.; SOUZA, V.A.; SILVA, M.V. A dimensão meritocrática dos testes estandardizados e a responsabilização unilateral dos docentes. RBPAE, v. 31, n. 3, p. 607-625, set./dez. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.