n. 13 - TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E PROFISSIONAIS DOS DIRETORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS: RESPOSTAS DECLARADAS AO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DA PROVA BRASIL (2015)

Autores

  • Angela Maria Martins Fundação Carlos Chagas
  • Cristiane Machado UNICAMP
  • Maria Helena Bravo USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58910

Palavras-chave:

educação, políticas de avaliação da educação

Resumo

Este artigo apresenta resultados de investigação maior inserida no campo das políticas públicas que examinam características de municípios brasileiros no que se refere à gestão de redes de ensino e/ou que focalizam dinâmicas vigentes em unidades escolares. O estudo processou, inicialmente, 111 itens do questionário contextual de diretores de escolas municipais, respondidos na Prova Brasil em 2015, utilizando-se do software IBM SPSS Statistics – 20. Contudo, constatou-se a necessidade de reorganizar o instrumento, considerando 59 itens que respondessem a três dimensões de análise: trajetórias de formação e profissional; acesso ao cargo/função; práticas de gestão declaradas por diretores; condicionantes do funcionamento das unidades em redes escolares municipais. Este artigo explora apenas a primeira dimensão que se refere às formas de acesso/ingresso à função/cargo; dados pessoais (sexo, idade, raça); formação inicial e continuada; remuneração; experiência profissional.

Biografia do Autor

Angela Maria Martins, Fundação Carlos Chagas

Pesquisadora senior da Fundação Carlos Chagas na área de políticas e gestão da educação

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Publicado

2018-07-10

Como Citar

Martins, A. M., Machado, C., & Bravo, M. H. (2018). n. 13 - TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E PROFISSIONAIS DOS DIRETORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS: RESPOSTAS DECLARADAS AO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DA PROVA BRASIL (2015). Jornal De Políticas Educacionais, 12. https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58910

Edição

Seção

Artigos