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n. 13 - TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E PROFISSIONAIS DOS DIRETORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS: RESPOSTAS DECLARADAS AO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DA PROVA BRASIL (2015)

Angela Maria Martins, Cristiane Machado, Maria Helena Bravo

Resumo


Este artigo apresenta resultados de investigação maior inserida no campo das políticas públicas que examinam características de municípios brasileiros no que se refere à gestão de redes de ensino e/ou que focalizam dinâmicas vigentes em unidades escolares. O estudo processou, inicialmente, 111 itens do questionário contextual de diretores de escolas municipais, respondidos na Prova Brasil em 2015, utilizando-se do software IBM SPSS Statistics – 20. Contudo, constatou-se a necessidade de reorganizar o instrumento, considerando 59 itens que respondessem a três dimensões de análise: trajetórias de formação e profissional; acesso ao cargo/função; práticas de gestão declaradas por diretores; condicionantes do funcionamento das unidades em redes escolares municipais. Este artigo explora apenas a primeira dimensão que se refere às formas de acesso/ingresso à função/cargo; dados pessoais (sexo, idade, raça); formação inicial e continuada; remuneração; experiência profissional.


Palavras-chave


educação; políticas de avaliação da educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58910