n. 13 - TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO E PROFISSIONAIS DOS DIRETORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS: RESPOSTAS DECLARADAS AO QUESTIONÁRIO CONTEXTUAL DA PROVA BRASIL (2015)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.58910Palavras-chave:
educação, políticas de avaliação da educaçãoResumo
Este artigo apresenta resultados de investigação maior inserida no campo das políticas públicas que examinam características de municípios brasileiros no que se refere à gestão de redes de ensino e/ou que focalizam dinâmicas vigentes em unidades escolares. O estudo processou, inicialmente, 111 itens do questionário contextual de diretores de escolas municipais, respondidos na Prova Brasil em 2015, utilizando-se do software IBM SPSS Statistics – 20. Contudo, constatou-se a necessidade de reorganizar o instrumento, considerando 59 itens que respondessem a três dimensões de análise: trajetórias de formação e profissional; acesso ao cargo/função; práticas de gestão declaradas por diretores; condicionantes do funcionamento das unidades em redes escolares municipais. Este artigo explora apenas a primeira dimensão que se refere às formas de acesso/ingresso à função/cargo; dados pessoais (sexo, idade, raça); formação inicial e continuada; remuneração; experiência profissional.
Referências
BARBOSA, Andrea Haddad; ABDIAN, Graziela Zambão. Gestão escolar e formação do pedagogo: relações e implicações a partir da análise de projetos político-pedagógicos de universidades públicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.29, n.04, p. 245-276, dez. 2013
BRITO, Renato de Oliveira; SÍVERES, Luiz. As características da participação da comunidade escolar em um modelo de gestão compartilhada. Sophia, Armenia, Colômbia, v. II, p. 9-20, 2015.
CABRAL NETO, Antônio; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 745-770, jul./set. 2011.
FRANCO, Creso; FERNANDES, Cristiano; SOARES, José Francisco; BELTRÃO, Kaizô; BARBOSA, Maria Eugênia; ALVES, Maria Tereza Gonzaga. O referencial teórico na construção dos questionários contextuais do Saeb 2001. Estudos em Avaliação Educacional, n. 28, p. 39-74, 2003.
FRANCO, Creso et al. Qualidade e eqüidade em educação: reconsiderando o significado de "fatores intra-escolares". Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 55, p. 277-298, 2007.
GALVÃO, Afonso et al. Violências escolares: implicações para a gestão e o currículo. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 68, p. 425-442, jul./set. 2010.
GATTI, Bernadete A. et al. Atratividade da carreira docente no Brasil. São Paulo: FCC, 2009. (Relatório final)
GONÇALVES, Adriana R; MARTINS, Angela M. Conselho Escolar: o papel do diretor na participação dos diferentes segmentos em escolas públicas. In: VII Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores - Políticas Educacionais, Formação e Prática Docente: cenários e experiências. Universidade Cidade de São Paulo. Anais...São Paulo, 2017.
JACOMINI, M. A.; ALVES, T.; CAMARGO, R. B. Plano Nacional de Educação e Remuneração Docente: desafios para o monitoramento da valorização profissional no contexto da Meta 17. In: 37ª Reunião Nacional da ANPEd, 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFPR, 2015. http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT05-4065.pdf
LIMA, Antonio Bosco; PRADO, Jeovandir Campos; SHIMAMOTO, Simone Vieira de Melo. Gestão democrática, gestão gerencial e gestão compartilhada: novos nomes velhos rumos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 25, São Paulo. Anais: PUC-SP, p. 1-13, 2011.
MAIA, Graziela Zambão Abdian. As publicações da ANPAE e a trajetória do conhecimento em administração da educação no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 31-50, jan./abr 2008.
MARTINS, Angela Maria. O contexto escolar e a dinâmica de órgãos colegiados: uma contribuição ao debate sobre gestão de escolas. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.16, p.195 - 206, 2008.
MARTINS, Ângela Maria (Org.). Estado da Arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000-2008). Brasília: Líber Livros, 2011.
MARTINS, Angela M.; MACHADO, Cristiane. Gestão escolar, situações de conflito e violência: campo de tensão em escolas públicas. Educar em Revista (Impresso), v.59, p.157 - 173, 2016.
PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1995.
PEREIRA, Gilson. R. de M.; ANDRADE, Maria da Conceição Lima de. A Construção da Administração da Educação na RBAE (1983-1996). Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, 1393-1411, set./dez., 2005.
PINTO, José Marcelino Rezende. Administração e liberdade: um estudo do conselho de escola à luz da ação comunicativa de Jürgen Habermas. 1994. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 1994.
SOARES, José Francisco. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: MELLO E SOUZA, Alberto (Ed.). Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 174-204.
SOUZA. Ângelo Ricardo de. Os caminhos da produção científica sobre a gestão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 13-39, jan/jun.2006.
______. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista, vol. 25, n. 3, p. 123-140, dez. 2009.
______. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Revista Brasileira de Educação, vol. 17, n. 49, p. 159-174, abr. 2012.
VELOSO, Luísa; CRAVEIRO, Daniela; RUFINO, Isabel. Participação da comunidade educativa na gestão escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 04, p. 815-832, out./dez., 2012
VIANNA, Cláudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos Pagu [online], n.17-18, p. 81-103, 2002
________. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, Silvia Cristina (org.). Trabalhadoras: Análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília, DF: Abaré, p. 159-180, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.
This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.