n. 16 - A ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS: EXPLORANDO ALGUNS DESAFIOS DA SUA UTILIZAÇÃO NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Jefferson Mainardes

Resumo


A abordagem do ciclo de políticas, formulada pelo sociólogo inglês Stephen J. Ball e colaboradores, tem sido bastante empregada por pesquisadores de Política Educacional, políticas curriculares, entre outros campos. O artigo tem por objetivo apresentar alguns desafios da utilização dessa abordagem, definidos a partir da leitura e da análise de trabalhos que a utilizam.  O trabalho apresenta também uma síntese da abordagem do ciclo de políticas e da teoria da atuação (theory of policy enactment) e ainda uma análise do uso da abordagem do ciclo de políticas no Brasil.



Palavras-chave


Política educacional. Abordagem do ciclo de Políticas. Teoria da atuação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59217

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Publicado pelo Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE) e pela linha de pesquisa em Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Published by Educational Policies Research Centre (NuPE) and by Educational Policy Research Group at Graduate Program in Education (PPGE / UFPR), Federal University of Paraná (UFPR), Brazil.

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