n. 16 - A ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS: EXPLORANDO ALGUNS DESAFIOS DA SUA UTILIZAÇÃO NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Autores

  • Jefferson Mainardes UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59217

Palavras-chave:

Política educacional. Abordagem do ciclo de Políticas. Teoria da atuação.

Resumo

A abordagem do ciclo de políticas, formulada pelo sociólogo inglês Stephen J. Ball e colaboradores, tem sido bastante empregada por pesquisadores de Política Educacional, políticas curriculares, entre outros campos. O artigo tem por objetivo apresentar alguns desafios da utilização dessa abordagem, definidos a partir da leitura e da análise de trabalhos que a utilizam.  O trabalho apresenta também uma síntese da abordagem do ciclo de políticas e da teoria da atuação (theory of policy enactment) e ainda uma análise do uso da abordagem do ciclo de políticas no Brasil.


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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Mainardes, J. (2018). n. 16 - A ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS: EXPLORANDO ALGUNS DESAFIOS DA SUA UTILIZAÇÃO NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL. Jornal De Políticas Educacionais, 12. https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59217

Edição

Seção

Artigos