Open Journal Systems

n. 16 - A ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS: EXPLORANDO ALGUNS DESAFIOS DA SUA UTILIZAÇÃO NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL

Jefferson Mainardes

Resumo


A abordagem do ciclo de políticas, formulada pelo sociólogo inglês Stephen J. Ball e colaboradores, tem sido bastante empregada por pesquisadores de Política Educacional, políticas curriculares, entre outros campos. O artigo tem por objetivo apresentar alguns desafios da utilização dessa abordagem, definidos a partir da leitura e da análise de trabalhos que a utilizam.  O trabalho apresenta também uma síntese da abordagem do ciclo de políticas e da teoria da atuação (theory of policy enactment) e ainda uma análise do uso da abordagem do ciclo de políticas no Brasil.



Palavras-chave


Política educacional. Abordagem do ciclo de Políticas. Teoria da atuação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALFERES, M. A. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: uma análise contextual da produção da política e dos processos de recontextualização. 2017. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.

AVELAR, M. Entrevista com Stephen J. Ball: uma análise de sua contribuição para a pesquisa em Política Educacional. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 24, p. 1-18, 2016.

BALL, S. J. Education reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BALL, S. J. Poder, conflito, micropolítica y todo li demás!. In: WALFORD, G. La outra cara de la investigación educativa. Madrid: Editorial La Muralla, 1995. p. 201-228.

BALL, S. J.; BOWE, R. Subject departments and the ‘implementation’ of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. How schools do policy: policy enactments in secondary schools. Abingdon: Routledge, 2012.

BALL, S. J.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa: UEPG, 2016.

BOWE, R.; BALL, S. J.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992.

DESTRO, D. S. A política curricular em Educação Física do município de Juiz de Fora - MG: hibridismo entre o contexto de produção do texto político e o contexto da prática. 2004. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

ENGLAND. Department for Education. National Curriculum. [200-]. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2018.

GEWIRTZ, S. A reflexividade ética na análise de políticas: conceituação e importância. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 2, n. 1, p. 7 – 12, jan./jun. 2007.

GLASER, B.; STRAUSS, A. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine, 1967.

GOUVEIA, K. R. Política Educacional do Proeja: implicações na prática pedagógica. 2011. 300 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.

HAWKES, T. Structuralism and semiotics. London: Methuen, 1977.

JOSLIN, M. A. Políticas públicas de Educação Especial e a perspectiva inclusiva: o impacto em escolas da Rede Municipal de ensino de Ponta Grossa – PR. 2018. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

LENDVAI, N.; STUBBS, P. Políticas como tradução: situando as políticas sociais transnacionais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 11-31, jan./jun. 2012.

LOPES, A. C. Políticas curriculares: continuidade ou mudança de rumos? Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 1, n. 26, p. 109-118, maio/ago. 2004.

LOPES, A. C. A teoria da atuação de Stephen Ball: E se a noção de discurso fosse outra? Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 25, p. 1-19, 2016.

LOPES, A.; MACEDO, E. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 249-283.

MACEDO, E. F. Currículo: cultura, política e poder. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, p. 98-113, jul./dez. 2006.

MACEDO, E. Por uma leitura topológica das políticas curriculares. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 26, p. 1-23, 2016.

MAINARDES, J. Moving away from a graded system: a policy analysis of the Cycles of Learning Project (Brazil). 240 f. Thesis (PhD). Institute of Education – University of London, London, 2004.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.

MAINARDES, J. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007.

MAINARDES, J. Entrevista com o Professor Stephen J. Ball. Olh@res, Guarulhos, v. 3, n. 2, p. 161-171, 2015.

MAINARDES, J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1- 25, 2017.

MAINARDES, J. A pesquisa no campo da política educacional: perspectivas teórico-epistemológicas e o lugar do pluralismo. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, 2018.

MAINARDES, J.; ALFERES, M. A. Sociologia das políticas educacionais: contribuições de Roger Dale. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 9, n. 2, p. 392-416, maio/ago. 2014.

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Org.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013a. p. 143-167.

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. Contributions of Stephen J. Ball to the research on educational and curriculum policies in Brazil. London Review of Education, v. 11, n. 3, 256-264. 2013b.

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas. v. 30, n. 106, p. 303-318, 2009.

MAINARDES, J.; STREMEL, S. Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas. Disponível em: Downloads - Abordagem do ciclo de políticas – Stephen Ball. Ponta Grossa: UEPG, 2015. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2018.

MAINARDES, J.; TELLO, C. A pesquisa no campo da política educacional: explorando diferentes níveis de abordagem e abstração. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 75, p. 1-16, 2016.

MCLENNAN, G. Post-Marxism and the “four sins” of modernist theorizing. New Left Review, v. 218, p. 53-74, 1996.

MORGADO, V. N. A multieducação e a cultura no contexto da prática. 2003. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

OLIVEIRA, A.; LOPES, A. C. A abordagem do ciclo de políticas: uma leitura pela teoria do discurso. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 38, p. 19-41, jan./abr. 2011.

PEREIRA, R. I. Redesenho curricular no Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizações da política. 2017. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau – FURB, Blumenau, 2017.

SANTOS, L. L. de C. P. Stephen Ball e a educação (entrevista a Lucíola Licínio de C. P. Santos). Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 40, p. 11- 25, dez. 2004.

TELLO, C. Las epistemologías de la política educativa: vigilancia y posicionamiento epistemológico del investigador en política educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 53-68, jun. 2012.

TELLO, C.; MAINARDES, J. Revistando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, jan./jun. 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59217