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n. 15 - APONTAMENTOS SOBRE O CONCEITO DE DEMOCRACIA EM JOSEPH H. SCHUMPETER E JÜRGEN HABERMAS

Kelly Letícia Sakata, Michelle Fernandes Lima

Resumo


Este texto objetiva refletir sobre o conceito de democracia em dois autores Joseph Alois Schumpeter (1883-1950) e Jürgen Habermas (1929-atual) e sua aproximação no âmbito escolar. Para tanto, indicou os aspectos históricos que fizeram emergir as democracias de massas[1], refletiu o sentido de democracia nos dois teóricos supracitados e, por fim, analisou as convergências e as diferenças conceituais entre ambos. Os principais autores utilizados foram Habermas (1995; 2002), Pateman (1992) e Schumpeter (1984). Concluiu-se que, para os autores, a teoria democrática constitui-se como método governamental, e a participação popular das massas tem sentidos opostos, para Schumpeter ela é desnecessária e, para Habermas, essencial.


[1]A Democracia de massas é a ideia moderna do conceito de democracia pensada por Marcos Nobre (2004).


Palavras-chave


Teoria democrática, Participação, Gestão escolar

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59183