n. 19 - DEMANDAS DE VALORIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: RELATOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59567

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Desenvolvimento Profissional Docente, Valorização Docente.

Resumo

Resumo:

Esse artigo discute as demandas de valorização dos professores da Educação Infantil e dos Anos Inicias do Ensino Fundamental da rede pública municipal da cidade de Mariana- MG. O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, que se utilizou da técnica de grupo focal, aplicação de questionários de caracterização e análise documental de políticas de formação e valorização docente, a partir dos planos PNE (Lei 13.005/2014) e PME (Lei nº 3.042/2015). A pesquisa apontou que as demandas de valorização dos professores relacionam-se a lacunas inerentes ao plano de carreira, a avaliação de desempenho, as condições de trabalho, as remunerações e a valorização profissional docente do referido PME.

Biografia do Autor

José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS da UFOP

Ana Maria Mendes Sampaio, Federal University of Ouro Preto

Mestre em Educação. Programa de pós-Graduação em Educação - PPGE/UFOP - Políticas Educacionais

Referências

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Publicado

2018-10-18

Como Citar

Jardilino, J. R. L., & Sampaio, A. M. M. (2018). n. 19 - DEMANDAS DE VALORIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: RELATOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Jornal De Políticas Educacionais, 12. https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.59567

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Artigos