Open Journal Systems

n. 21 - O CONSELHO ESCOLAR NA REALIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO – PIAUÍ: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL

Givanildo da Silva, Juliária Pereira Magalhães

Resumo


O objetivo do texto é compreender a organização, os limites e as tensões do CE em uma escola da rede estadual do Piauí, no município de São Raimundo Nonato. A metodologia desenvolvida foi por meio de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com características descritiva e interpretativa. A técnica de coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas com dois membros titulares do CE e foi realizada análise de conteúdo dos depoimentos. Os principais resultados apontaram que: a) o CE realiza as reuniões periódicas para cumprir com o seu papel de órgão máximo da escola; b) a principal função desenvolvida pelo CE está relacionada à gestão financeira, desconsiderando às demais dimensões; c) há pouco entusiasmo da comunidade local e escolar para participar do CE; e, por fim, d) o CE é visto como um mecanismo de organização da escola, sendo necessário investir na formação continuada para os conselheiros, a fim de que compreendam a relevância de sua função.


Palavras-chave


Conselho Escolar; Gestão Democrática; Participação

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Márcia Angela da Silva. Conselhos escolares - Espaço de cogestão da escola. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 173-183, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro.

BRASIL. Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2004.

BRASIL. Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2004.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (1996). Biblioteca Digital da câmara dos deputados. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 junho de 2014: Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014.

BRUEL, Ana Lorena de Oliveira. Políticas e legislação da educação básica no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2010.

CARTA DE GOIÂNIA. IV Conferência Brasileira de Educação. In: Educação e Sociedade, Campinas, n. 25, p. 5-10, dez. 1986.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e Formas de Uso. Cascais, Portugal: Editora Principia, 2006.

GUTIERREZ, Gustavo L.; CATANI, A. M. Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.

LUIZ, Maria Cecília; GOMES, Ronaldo Martins. Teoria do Reconhecimento e Conselho Escolar: subsídios para a compreensão e constituição da gestão democrática. In: RAMOS, Daniela Karina (Org.). Conselho escolar e gestão democrática: contribuições de uma formação para cidadania. Nova Petrópolis: Nova harmonia, 2014.

MINTO, Lalo Watanabe. A administração Escolar no contexto da nova república e do neoliberalismo. In: ADREOTTI, A. L.; LOMBARDI, J. C.; MINTO, L. W. História da administração Escolar no Brasil: do diretor ao gestor. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.

NARDI, Elton Luiz. Gestão democrática da educação básica: delineamentos da matéria no pós-LDB. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 477-492, jul./dez. 2016.

PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre Educação. São Paulo: Xamã, 2001.

RAMOS, Daniela Karina. Os conselhos escolares como espaço formativo à cidadania. In: RAMOS, Daniela Karina (Org.). Conselho escolar e gestão democrática: contribuições de uma formação para cidadania. Nova Petrópolis: Nova harmonia, 2014.

RISCAL, S. A. Considerações sobre o conselho e seu papel mediador e conciliador. In: LUIZ, M. C. (Org.). Conselho escolar: algumas concepções e propostas de ação. São Paulo: Xamã, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Política educacional no Brasil após a ditadura militar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v.18, n.2, p.291-304, abr/jun, 2018.

SILVA, Givanildo da. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) como mecanismo de descentralização financeira, participação e autonomia na gestão escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. 136 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v12i0.60451