n. 21 - O CONSELHO ESCOLAR NA REALIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO – PIAUÍ: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v12i0.60451Palavras-chave:
Conselho Escolar, Gestão Democrática, ParticipaçãoResumo
O objetivo do texto é compreender a organização, os limites e as tensões do CE em uma escola da rede estadual do Piauí, no município de São Raimundo Nonato. A metodologia desenvolvida foi por meio de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com características descritiva e interpretativa. A técnica de coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas com dois membros titulares do CE e foi realizada análise de conteúdo dos depoimentos. Os principais resultados apontaram que: a) o CE realiza as reuniões periódicas para cumprir com o seu papel de órgão máximo da escola; b) a principal função desenvolvida pelo CE está relacionada à gestão financeira, desconsiderando às demais dimensões; c) há pouco entusiasmo da comunidade local e escolar para participar do CE; e, por fim, d) o CE é visto como um mecanismo de organização da escola, sendo necessário investir na formação continuada para os conselheiros, a fim de que compreendam a relevância de sua função.
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