Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Avisos
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Contacto
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 18 Núm. 20 (2002)
Vol. 18 Núm. 20 (2002)
Dossiê - Linguagem e ensino: temas e perspectivas
Publicado:
2002-12-31
Editorial
Marcus Levy Bencostta
p. 7-8
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Dossiê Temático
Apresentação
Deise Cristina Picanço, Gilberto de Castro, Vera Lúcia Costa
p. 11-12
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Questões de política de língua no Brasil: problemas e implicações
Carlos Alberto Faraco
p. 13-22
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros
Gilberto de Castro
p. 23-34
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Material didático um depoimento
Cristovão Tezza
p. 35-42
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Alfabetização e ortografia
Luiz Carlos Cagliari
p. 43-58
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
Sírio Possenti
p. 59-75
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Leitura: uma oferta de contrapalavras
João Wanderley Geraldi
p. 77-85
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Um dia todos seremos Montag
Paulo Venturelli
p. 107-126
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Literatura na história e não história da literatura
Luís Bueno
p. 127-136
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
O parlamento das gralhas
Altair Pivovar
p. 87-105
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira
Henrique Evaldo Janzen
p. 137-147
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
Selma Martins Meireles
p. 149-164
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
Deise Cristina de Lima Picanço
p. 165-182
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Demanda Contínua
O movimento missionário e educacional protestante na segunda metade do século XIX: para cada igreja uma escola
Jane Soares de Almeida
p. 185-207
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão
Dília Maria Andrade Glória
p. 209-222
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
O professor em filmes americanos (1955-1975): imagem, cultura e História
Susana da Costa Ferreira
p. 223-244
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Amada pátria idolatrada: um estudo da obra Porque me ufano do meu país, de Affonso Celso (1900)
Maria Helena Câmara Bastos
p. 245-260
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
La participación de las audiencias desde distintos enfoques evaluativos − algunas consideraciones éticas y metodológicas
Esther Martínez Piñeiro
p. 261-278
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Ensino médio e educação profissional reformas excludentes
Ramon de Oliveira
p. 279-298
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
O fardo furado do estrangeirismo. Estrangeirismos − guerras em torno da língua. FARACO, C. A .
Gilberto de Castro de Castro
p. 301-306
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Literatura: leitores & leitura. LAJOLO, M.
Suzete de Paula Bornatto
p. 307-310
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
La naissance de l´architecture scolaire. Lês écoles élémentaires parisiennes de 1870-1914. CHÂTELET, A.-M.
Ana Paula Pupo Correia
p. 311-315
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Resumos de Teses e/ou Dissertações
Ética e Educação: uma reflexão filosófica a partir da teoria crítica de Jürgen Habermas
Gelson João Tesser
p. 319-319
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Atuação dos pedagogos entre olhares e provocações: um estudo sobre o trabalho pedagógico realizado por uma orientadora educacional e uma supervisora escolar em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Eliane Cleonice Alves Precoma
p. 320-321
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Desenho figurativo: a representação possível do espaço, aspectos cognitivos do desenho figurativo da criança de 4 a 10 anos
Tamara da Silveira Valente
p. 322-322
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
O Professor e o programa de EJA de Curitiba: repensando o que é afirmado, negado e sugerido
Sonia Maria Chaves Haracemiv
p. 323-323
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Interação social e tomada de consciência da noção de conservação da substância e do peso
Tania Stoltz
p. 324-325
PDF (Português (Brasil))
DOI (Português (Brasil))
Palabras clave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar un artículo
Enviar un artículo