O movimento missionário e educacional protestante na segunda metade do século XIX: para cada igreja uma escola
Resumo
Os protestantes, que nas décadas finais do século XIX vieram ao Brasil,
apresentavam-se e se desejavam como expoentes de uma força renovadora
que não pretendia apenas o ajustamento de seus membros às condições
político-sociais dominantes, mas, inclusive, aspiravam por transformações
econômicas a exemplo do que vinha acontecendo no seu país de origem,
alicerçando assim o poderio do capitalismo incipiente que se delineava desde
os meados do século. Assumindo uma postura de progresso e desenvolvimento,
aliada a um padrão de comportamento ético onde imperava a austeridade,
defendiam a vocação secularizante entre Igreja e Estado, a educação
liberal e democrática, e se opunham ao totalitarismo retrógrado defendido
pelos católicos imbuídos de forte espírito elitista e tradicional. Era a idéia do
destino manifesto de um povo que tinha a incumbência divina de levar a
verdadeira fé aos gentios e idólatras que viviam nos quatro cantos do mundo.
The missionary and educational protestant movement in the last half of the XIX Century: for each church one school
Abstract
The Protestants, who came to Brazil at the last decades of the 19th Century,
presented themselves as and wished being exponents of a renovating strength
which didnt just intend the adjustment of its members to the dominant
political-social conditions but, besides, aspired for economic changes inspired
in what had been happening in its origin country, supporting the might of the
incipient capitalism that had been delineated since the mid-Century. Assuming
a posture of progress and development, allied to an ethical behavior pattern
where the austerity reigned, they defended the secularistic vocation between
Church and State, the liberal and democratic education, and they were opposed
to the retrograde totalitarianism defended by the Catholics emerged in strong
elitist and traditional spirit. It was the idea of the manifested destiny of a
people that had the divine incumbency of taking the true faith to the heathens
and idolaters who lived in the four parts of the world.