Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 18 n. 20 (2002)
v. 18 n. 20 (2002)
Dossiê - Linguagem e ensino: temas e perspectivas
Publicado:
2002-12-31
Editorial
Marcus Levy Bencostta
p. 7-8
PDF
DOI
Dossiê Temático
Apresentação
Deise Cristina Picanço, Gilberto de Castro, Vera Lúcia Costa
p. 11-12
PDF
DOI
Questões de política de língua no Brasil: problemas e implicações
Carlos Alberto Faraco
p. 13-22
PDF
DOI
Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros
Gilberto de Castro
p. 23-34
PDF
DOI
Material didático um depoimento
Cristovão Tezza
p. 35-42
PDF
DOI
Alfabetização e ortografia
Luiz Carlos Cagliari
p. 43-58
PDF
DOI
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
Sírio Possenti
p. 59-75
PDF
DOI
Leitura: uma oferta de contrapalavras
João Wanderley Geraldi
p. 77-85
PDF
DOI
Um dia todos seremos Montag
Paulo Venturelli
p. 107-126
PDF
DOI
Literatura na história e não história da literatura
Luís Bueno
p. 127-136
PDF
DOI
O parlamento das gralhas
Altair Pivovar
p. 87-105
PDF
DOI
Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira
Henrique Evaldo Janzen
p. 137-147
PDF
DOI
Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
Selma Martins Meireles
p. 149-164
PDF
DOI
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
Deise Cristina de Lima Picanço
p. 165-182
PDF
DOI
Demanda Contínua
O movimento missionário e educacional protestante na segunda metade do século XIX: para cada igreja uma escola
Jane Soares de Almeida
p. 185-207
PDF
DOI
Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão
Dília Maria Andrade Glória
p. 209-222
PDF
DOI
O professor em filmes americanos (1955-1975): imagem, cultura e História
Susana da Costa Ferreira
p. 223-244
PDF
DOI
Amada pátria idolatrada: um estudo da obra Porque me ufano do meu país, de Affonso Celso (1900)
Maria Helena Câmara Bastos
p. 245-260
PDF
DOI
La participación de las audiencias desde distintos enfoques evaluativos − algunas consideraciones éticas y metodológicas
Esther Martínez Piñeiro
p. 261-278
PDF
DOI
Ensino médio e educação profissional reformas excludentes
Ramon de Oliveira
p. 279-298
PDF
DOI
O fardo furado do estrangeirismo. Estrangeirismos − guerras em torno da língua. FARACO, C. A .
Gilberto de Castro de Castro
p. 301-306
PDF
DOI
Literatura: leitores & leitura. LAJOLO, M.
Suzete de Paula Bornatto
p. 307-310
PDF
DOI
La naissance de l´architecture scolaire. Lês écoles élémentaires parisiennes de 1870-1914. CHÂTELET, A.-M.
Ana Paula Pupo Correia
p. 311-315
PDF
DOI
Resumos de Teses e/ou Dissertações
Ética e Educação: uma reflexão filosófica a partir da teoria crítica de Jürgen Habermas
Gelson João Tesser
p. 319-319
PDF
DOI
Atuação dos pedagogos entre olhares e provocações: um estudo sobre o trabalho pedagógico realizado por uma orientadora educacional e uma supervisora escolar em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Eliane Cleonice Alves Precoma
p. 320-321
PDF
DOI
Desenho figurativo: a representação possível do espaço, aspectos cognitivos do desenho figurativo da criança de 4 a 10 anos
Tamara da Silveira Valente
p. 322-322
PDF
DOI
O Professor e o programa de EJA de Curitiba: repensando o que é afirmado, negado e sugerido
Sonia Maria Chaves Haracemiv
p. 323-323
PDF
DOI
Interação social e tomada de consciência da noção de conservação da substância e do peso
Tania Stoltz
p. 324-325
PDF
DOI
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão