Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 18 n. 20 (2002)
v. 18 n. 20 (2002)
Dossiê - Linguagem e ensino: temas e perspectivas
Publicado:
2002-12-31
Editorial
Marcus Levy Bencostta
p. 7-8
PDF
DOI
Dossiê Temático
Apresentação
Deise Cristina Picanço, Gilberto de Castro, Vera Lúcia Costa
p. 11-12
PDF
DOI
Questões de política de língua no Brasil: problemas e implicações
Carlos Alberto Faraco
p. 13-22
PDF
DOI
Aula de português: ensino de uma língua estrangeira para brasileiros
Gilberto de Castro
p. 23-34
PDF
DOI
Material didático um depoimento
Cristovão Tezza
p. 35-42
PDF
DOI
Alfabetização e ortografia
Luiz Carlos Cagliari
p. 43-58
PDF
DOI
Notas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido
Sírio Possenti
p. 59-75
PDF
DOI
Leitura: uma oferta de contrapalavras
João Wanderley Geraldi
p. 77-85
PDF
DOI
Um dia todos seremos Montag
Paulo Venturelli
p. 107-126
PDF
DOI
Literatura na história e não história da literatura
Luís Bueno
p. 127-136
PDF
DOI
O parlamento das gralhas
Altair Pivovar
p. 87-105
PDF
DOI
Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeira
Henrique Evaldo Janzen
p. 137-147
PDF
DOI
Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
Selma Martins Meireles
p. 149-164
PDF
DOI
A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico
Deise Cristina de Lima Picanço
p. 165-182
PDF
DOI
Demanda Contínua
O movimento missionário e educacional protestante na segunda metade do século XIX: para cada igreja uma escola
Jane Soares de Almeida
p. 185-207
PDF
DOI
Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão
Dília Maria Andrade Glória
p. 209-222
PDF
DOI
O professor em filmes americanos (1955-1975): imagem, cultura e História
Susana da Costa Ferreira
p. 223-244
PDF
DOI
Amada pátria idolatrada: um estudo da obra Porque me ufano do meu país, de Affonso Celso (1900)
Maria Helena Câmara Bastos
p. 245-260
PDF
DOI
La participación de las audiencias desde distintos enfoques evaluativos − algunas consideraciones éticas y metodológicas
Esther Martínez Piñeiro
p. 261-278
PDF
DOI
Ensino médio e educação profissional reformas excludentes
Ramon de Oliveira
p. 279-298
PDF
DOI
O fardo furado do estrangeirismo. Estrangeirismos − guerras em torno da língua. FARACO, C. A .
Gilberto de Castro de Castro
p. 301-306
PDF
DOI
Literatura: leitores & leitura. LAJOLO, M.
Suzete de Paula Bornatto
p. 307-310
PDF
DOI
La naissance de l´architecture scolaire. Lês écoles élémentaires parisiennes de 1870-1914. CHÂTELET, A.-M.
Ana Paula Pupo Correia
p. 311-315
PDF
DOI
Resumos de Teses e/ou Dissertações
Ética e Educação: uma reflexão filosófica a partir da teoria crítica de Jürgen Habermas
Gelson João Tesser
p. 319-319
PDF
DOI
Atuação dos pedagogos entre olhares e provocações: um estudo sobre o trabalho pedagógico realizado por uma orientadora educacional e uma supervisora escolar em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Eliane Cleonice Alves Precoma
p. 320-321
PDF
DOI
Desenho figurativo: a representação possível do espaço, aspectos cognitivos do desenho figurativo da criança de 4 a 10 anos
Tamara da Silveira Valente
p. 322-322
PDF
DOI
O Professor e o programa de EJA de Curitiba: repensando o que é afirmado, negado e sugerido
Sonia Maria Chaves Haracemiv
p. 323-323
PDF
DOI
Interação social e tomada de consciência da noção de conservação da substância e do peso
Tania Stoltz
p. 324-325
PDF
DOI
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed