Open Journal Systems

Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro

Selma Martins Meireles

Resumo



O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da
globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam
mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia,
criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais
abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas
no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na
concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na
sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa,
como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e
abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública.

Foreign language and autonomy: an example from German teaching in Brazilian context

Abstract


This paper portrays, in a summarized way, how social changes caused by
globalization and new demands from the work market induce changes in the
education such as to increase the students capacity for autonomy, creativity
and critical judgment. The several methodological approaches for teaching German as a foreign language employed in Brazil are used to demonstrate
how they follow the changes in the concepts of students role and social
importance of foreign languages. It also illustrates how new mass media such
as internet and cable TV affect the learning of foreign languages and open
new possibilities for public school students.


Palavras-chave


ensino de língua estrangeira; ensino e autonomia; alemão como língua estrangeira; Foreign language teaching; education and autonomy; German as foreign language.

Texto completo:

PDF DOI