Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro

Autores/as

  • Selma Martins Meireles

Palabras clave:

ensino de língua estrangeira, ensino e autonomia, alemão como língua estrangeira, Foreign language teaching, education and autonomy, German as foreign language.

Resumen

O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública.

Foreign language and autonomy: an example from German teaching in Brazilian context

Abstract

This paper portrays, in a summarized way, how social changes caused by globalization and new demands from the work market induce changes in the education such as to increase the students capacity for autonomy, creativity and critical judgment. The several methodological approaches for teaching German as a foreign language employed in Brazil are used to demonstrate how they follow the changes in the concepts of students role and social importance of foreign languages. It also illustrates how new mass media such as internet and cable TV affect the learning of foreign languages and open new possibilities for public school students.

Cómo citar

Meireles, S. M. (2002). Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro. Educar Em Revista, 18(20), p. 149–164. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2104

Número

Sección

Dossiê Temático