Acessibilidade / Reportar erro

Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro

Foreign language and autonomy: an example from German teaching in brazilian context

Resumos

O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública.

ensino de língua estrangeira; ensino e autonomia; alemão como língua estrangeira


This paper portrays, in a summarized way, how social changes caused by globalization and new demands from the work market induce changes in the education such as to increase the students' capacity for autonomy, creativity and critical judgment. The several methodological approaches for teaching German as a foreign language employed in Brazil are used to demonstrate how they follow the changes in the concepts of student's role and social importance of foreign languages. It also illustrates how new mass media such as internet and cable TV affect the learning of foreign languages and open new possibilities for public school students.

Foreign language teaching; education and autonomy; German as foreign language


DOSSIÊ - LINGUAGEM E ENSINO: TEMAS E PERSPECTIVAS

Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro

Foreign language and autonomy: an example from German teaching in brazilian context

Selma Martins Meireles

Doutora em Língua e Literatura Alemã pela USP. Professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP/SP. selmamm@yahoo.com.br

RESUMO

O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública.

Palavras-chave: ensino de língua estrangeira, ensino e autonomia, alemão como língua estrangeira.

ABSTRACT

This paper portrays, in a summarized way, how social changes caused by globalization and new demands from the work market induce changes in the education such as to increase the students' capacity for autonomy, creativity and critical judgment. The several methodological approaches for teaching German as a foreign language employed in Brazil are used to demonstrate how they follow the changes in the concepts of student's role and social importance of foreign languages. It also illustrates how new mass media such as internet and cable TV affect the learning of foreign languages and open new possibilities for public school students.

Key-words: Foreign language teaching, education and autonomy, German as foreign language.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 22 jul. 2002

Texto aprovado em 26 ago. 2002

  • KUENZER, A. Z. O Ensino Médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Disponível em: <http://educacao.ufpr.br> Acesso em: 21 maio 2002.
  • NEUNER, G. et. al. Übungstypologie zum kommunikativen Unterricht Berlin/Munique: Langenscheidt, 1986.
  • PIAGET, J. Sobre a pedagogia São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
  • PIRES, M. C. A.; ROHRMANN, L. Sprachbrücke: Deutsch als Fremdsprache - Manual do Professor. São Paulo: EPU, 1990.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2002

Histórico

  • Aceito
    26 Ago 2002
  • Recebido
    22 Jul 2002
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br