A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico

Autores

  • Deise Cristina de Lima Picanço

Palavras-chave:

ensino de línguas, Círculo de Bakhtin, parâmetros curriculares para LEs, lingüística aplicada ao ensino de LEs, language teaching, Bakhtin Circle, curricula parameters for FL, applied linguistic for FL teaching.

Resumo

As propostas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras das últimas décadas, ao optarem por adotar um referencial teórico sociointeracionista na definição mais geral da concepção de linguagem e ensino e outro, mais formalista, na fundamentação dos procedimentos empíricos da sala de aula, acabaram por nos colocar numa espécie de limbo metodológico, ou seja, uma metodologia imprecisa teoricamente e confusa na prática. Nesse sentido, este artigo propõe uma discussão acerca dos problemas teórico-metodológicos do ensino de LEs, partindo de uma reflexão sobre o enunciado, fundamentada, por sua vez, por uma concepção de linguagem mais ampla, inspirada nas formulações teóricas dos pensadores do Círculo de Bakhtin.

Foreign language in the mirrors land: a reflection about the methodological limbo

Abstract

The methodological proposal for foreign language teaching of the last decades has created a kind of methodological limbo, in other words, a methodology that is not-precisely in its theory and confuse in its practice. This situation resulted for an option by a socio-interactionist reference in a more general definition of language and teaching conception. In this way, here there is a proposal for a discussion about theoretical and methodological problems in FL teaching. This reflection starts with a reflection about utterance, that is particularly based on a wider language conception inspired on theoretical formulations of Bakhtins Circle thinkers.

Downloads

Como Citar

Picanço, D. C. de L. (2002). A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico. Educar Em Revista, 18(20), p. 165–182. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2105

Edição

Seção

Dossiê Temático