Open Journal Systems

O parlamento das gralhas

Altair Pivovar

Resumo



Este artigo sai no encalço das causas do pouco resultado que a escola apresenta
quanto à formação de leitores, atribuindo o problema às formas de encaminhamento
das atividades com texto realizadas em sala de aula. Sob o ponto de vista
aqui adotado, a escola estaria descuidando das condições fundamentais que
devem presidir a produção e leitura de textos, de modo que a automatização de
procedimentos e respostas acaba resultando no não-envolvimento dos alunos
com as atividades e na conseqüente precária assimilação de estratégias de
estruturação textual. Em síntese, a escola não estaria trabalhando com enunciados
reais, mas com categorias textuais destituídas de sentido para o aluno, que
se veria assim impedido de conduzir um processo interlocutivo diretamente
com textos, principalmente escritos.

Rook parliament

Abstract


This article follows causes to the underachieved results of school in relation
to readers building. This problem is attributed here to the ways of conduction
for text activities that are developed in classroom. According to this pointof-
view, school would be not taking care of fundamental conditions that
should govern text production and reading in a way which procedures and
answers automation result in a non-involvement of students with activities
and in the precarious assimilation of text structuring strategies. In a word, school would be not working with real utterance but with textual categories
that are totally destitute of sense to learner, who can see himself inhibit to
conduce a interlocutory process directly to texts, mainly the written ones.


Palavras-chave


Língua Portuguesa; Metodologia de Ensino; texto, interpretação; leitura; Portuguese Language; Teaching Methodology; text; interpretation; reading.

Texto completo:

PDF DOI