Manuais didáticos e formação da consciência histórica
Resumo
Neste artigo são analisadas as condições econômicas e sociais de produção
de um manual didático, a partir de trabalhos como os de Apple (1995) e
Goodson (1999), bem como são apresentadas e discutidas as condições
necessárias a um manual didático de História para que ele possa produzir
consciência histórica, a partir das categorias criadas por Rüsen (1997). A
investigação incluiu a análise do material didático produzido em uma das
maiores empresas do setor no Brasil, tanto na perspectiva de sua economia
política quanto na sua relação com as categorias desenvolvidas por Rüsen.
Nesta análise, acrescentaram-se as posições do autor do material pesquisado,
bem como do professor que o utilizou em suas aulas, buscando estabelecer
um diálogo entre a teoria e a visão dos atores do processo de produção e
utilização do manual didático.
de um manual didático, a partir de trabalhos como os de Apple (1995) e
Goodson (1999), bem como são apresentadas e discutidas as condições
necessárias a um manual didático de História para que ele possa produzir
consciência histórica, a partir das categorias criadas por Rüsen (1997). A
investigação incluiu a análise do material didático produzido em uma das
maiores empresas do setor no Brasil, tanto na perspectiva de sua economia
política quanto na sua relação com as categorias desenvolvidas por Rüsen.
Nesta análise, acrescentaram-se as posições do autor do material pesquisado,
bem como do professor que o utilizou em suas aulas, buscando estabelecer
um diálogo entre a teoria e a visão dos atores do processo de produção e
utilização do manual didático.
Palavras-chave
Educação Histórica; Manuais Didáticos; Consciência Histórica; Historical education; Textbooks; Historical consciousness