Manuais didáticos e formação da consciência histórica

Autores

  • Daniel Hortêncio de Medeiros

Palavras-chave:

Educação Histórica, Manuais Didáticos, Consciência Histórica, Historical education, Textbooks, Historical consciousness

Resumo

Neste artigo são analisadas as condições econômicas e sociais de produção de um manual didático, a partir de trabalhos como os de Apple (1995) e Goodson (1999), bem como são apresentadas e discutidas as condições necessárias a um manual didático de História para que ele possa produzir consciência histórica, a partir das categorias criadas por Rüsen (1997). A investigação incluiu a análise do material didático produzido em uma das maiores empresas do setor no Brasil, tanto na perspectiva de sua economia política quanto na sua relação com as categorias desenvolvidas por Rüsen. Nesta análise, acrescentaram-se as posições do autor do material pesquisado, bem como do professor que o utilizou em suas aulas, buscando estabelecer um diálogo entre a teoria e a visão dos atores do processo de produção e utilização do manual didático.

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Como Citar

de Medeiros, D. H. (2006). Manuais didáticos e formação da consciência histórica. Educar Em Revista, p. 73–92. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5547

Edição

Seção

Dossiê Temático