v. 18, n. 20 (2002)

Dossiê - Linguagem e ensino: temas e perspectivas

Sumário

Marcus Levy Bencostta
p. 7-8

Dossiê Temático

Deise Cristina Picanço, Gilberto de Castro, Vera Lúcia Costa
p. 11-12
Carlos Alberto Faraco
p. 13-22
Gilberto de Castro
p. 23-34
Cristovão Tezza
p. 35-42
Luiz Carlos Cagliari
p. 43-58
Sírio Possenti
p. 59-75
João Wanderley Geraldi
p. 77-85
Paulo Venturelli
p. 107-126
Luís Bueno
p. 127-136
Altair Pivovar
p. 87-105
Henrique Evaldo Janzen
p. 137-147
Selma Martins Meireles
p. 149-164
Deise Cristina de Lima Picanço
p. 165-182

Demanda Contínua

Jane Soares de Almeida
p. 185-207
Dília Maria Andrade Glória
p. 209-222
Susana da Costa Ferreira
p. 223-244
Maria Helena Câmara Bastos
p. 245-260
Esther Martínez Piñeiro
p. 261-278
Ramon de Oliveira
p. 279-298
O fardo furado do estrangeirismo. Estrangeirismos − guerras em torno da língua. FARACO, C. A .
Gilberto de Castro de Castro
p. 301-306
Literatura: leitores & leitura. LAJOLO, M.
Suzete de Paula Bornatto
p. 307-310
La naissance de l´architecture scolaire. Lês écoles élémentaires parisiennes de 1870-1914. CHÂTELET, A.-M.
Ana Paula Pupo Correia
p. 311-315

Resumos de Teses e/ou Dissertações

Ética e Educação: uma reflexão filosófica a partir da teoria crítica de Jürgen Habermas
Gelson João Tesser
p. 319-319
Atuação dos pedagogos entre olhares e provocações: um estudo sobre o trabalho pedagógico realizado por uma orientadora educacional e uma supervisora escolar em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
Eliane Cleonice Alves Precoma
p. 320-321
Desenho figurativo: a representação possível do espaço, aspectos cognitivos do desenho figurativo da criança de 4 a 10 anos
Tamara da Silveira Valente
p. 322-322
O Professor e o programa de EJA de Curitiba: repensando o que é afirmado, negado e sugerido
Sonia Maria Chaves Haracemiv
p. 323-323
Interação social e tomada de consciência da noção de conservação da substância e do peso
Tania Stoltz
p. 324-325