Pesquisas em Educação Histórica: algumas experiências

Autores

  • Maria Auxiliadora Schmidt
  • Tânia Maria Braga Garcia

Palavras-chave:

Ensino de História, Educação História, Pesquisa em Educação Histórica, Pesquisa em colaboração, History Teaching, Historical Education, Researches in Historical Education, Collaborative Research

Resumo

Relata um conjunto de experiências desenvolvidas por professoras pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná cujos resultados se articulam no processo de construção da área de investigação da Educação Histórica e no âmbito do Ensino de História, tendo como referência as atividades desenvolvidas em três situações de investigação. A primeira delas diz respeito às sistematizações relativas às experiências que vêm sendo realizadas por professores e licenciandos de História, a partir de práticas de ensino e investigação em aulas de História. A segunda diz respeito a investigações relacionadas à necessidade de elaboração e discussão de propostas curriculares de História, bem como de produção de materiais didáticos para o ensino dessa disciplina, atividades de produção de conhecimento que assumem características específicas e envolvem professores de ensino fundamental e médio, em pesquisas colaborativas. Na terceira situação podem ser contextualizados os trabalhos produzidos a partir de esforços intencionais de investigação, que supõem uma adequação teórica e metodológica, uma delimitação de campos e objetos de pesquisa, bem como uma finalidade em termos de sua significância social na área educacional, particularmente os desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica do PPGE/UFPR. A explicitação destas atividades, desenvolvidas ao longo de dez anos, pode indicar elementos para análise e sistematização de reflexões em torno das possibilidades de pesquisas no ensino e pesquisas sobre o ensino de História na linha de investigação denominada Educação Histórica.

Downloads

Como Citar

Schmidt, M. A., & Garcia, T. M. B. (2006). Pesquisas em Educação Histórica: algumas experiências. Educar Em Revista, p. 11–31. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5550

Edição

Seção

Dossiê Temático