Open Journal Systems

Pesquisas em Educação Histórica: algumas experiências

Maria Auxiliadora Schmidt, Tânia Maria Braga Garcia

Resumo


Relata um conjunto de experiências desenvolvidas por professoras pesquisadoras
da Universidade Federal do Paraná cujos resultados se articulam no
processo de construção da área de investigação da Educação Histórica e no
âmbito do Ensino de História, tendo como referência as atividades desenvolvidas
em três situações de investigação. A primeira delas diz respeito às
sistematizações relativas às experiências que vêm sendo realizadas por professores
e licenciandos de História, a partir de práticas de ensino e investigação
em aulas de História. A segunda diz respeito a investigações relacionadas
à necessidade de elaboração e discussão de propostas curriculares de História,
bem como de produção de materiais didáticos para o ensino dessa disciplina,
atividades de produção de conhecimento que assumem características
específicas e envolvem professores de ensino fundamental e médio, em pesquisas
colaborativas. Na terceira situação podem ser contextualizados os
trabalhos produzidos a partir de esforços intencionais de investigação, que
supõem uma adequação teórica e metodológica, uma delimitação de campos
e objetos de pesquisa, bem como uma finalidade em termos de sua significância
social na área educacional, particularmente os desenvolvidos no Laboratório
de Pesquisa em Educação Histórica do PPGE/UFPR. A explicitação destas atividades, desenvolvidas ao longo de dez anos, pode indicar elementos para
análise e sistematização de reflexões em torno das possibilidades de pesquisas
no ensino e pesquisas sobre o ensino de História na linha de investigação
denominada Educação Histórica.

Palavras-chave


Ensino de História; Educação História; Pesquisa em Educação Histórica; Pesquisa em colaboração; History Teaching; Historical Education; Researches in Historical Education; Collaborative Research

Texto completo:

PDF DOI