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Pesquisas em Educação Histórica: algumas experiências

Research in Historical Education: some experiences

Resumos

Relata um conjunto de experiências desenvolvidas por professoras pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná cujos resultados se articulam no processo de construção da área de investigação da Educação Histórica e no âmbito do Ensino de História, tendo como referência as atividades desenvolvidas em três situações de investigação. A primeira delas diz respeito às sistematizações relativas às experiências que vêm sendo realizadas por professores e licenciandos de História, a partir de práticas de ensino e investigação em aulas de História. A segunda diz respeito a investigações relacionadas à necessidade de elaboração e discussão de propostas curriculares de História, bem como de produção de materiais didáticos para o ensino dessa disciplina, atividades de produção de conhecimento que assumem características específicas e envolvem professores de ensino fundamental e médio, em pesquisas colaborativas. Na terceira situação podem ser contextualizados os trabalhos produzidos a partir de esforços intencionais de investigação, que supõem uma adequação teórica e metodológica, uma delimitação de campos e objetos de pesquisa, bem como uma finalidade em termos de sua significância social na área educacional, particularmente os desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica do PPGE/UFPR. A explicitação destas atividades, desenvolvidas ao longo de dez anos, pode indicar elementos para análise e sistematização de reflexões em torno das possibilidades de pesquisas no ensino e pesquisas sobre o ensino de História na linha de investigação denominada Educação Histórica.

Ensino de História; Educação História; Pesquisa em Educação Histórica; Pesquisa em colaboração


It relates experiences developed by teachers researchers of the Federal University of Paraná (BR) whose results are articulated in the process of construction of the investigation area of Historical Education and in the ambit of History Teaching, having as reference the activities developed in three investigation situations. The first of them refers to the systematizations relative to the experiences that have been accomplished by teachers and students of History, starting from teaching practices and investigation in History classes. The second one concerns to investigations related to the need of elaboration and discussion of curricular proposals of History, as well as of production of didactic materials for the teaching of that discipline, activities of knowledge production that assume specific characteristics and involve teachers of fundamental and medium school, in collaborative researches. In the third situation there can be located the works produced starting from intentional efforts of investigation, that suppose a theoretical and methodological adaptation, a delimitation of fields and research objects, as well as a purpose in terms of its social significance in the educational area, particularly the ones developed in the Laboratory of Research in Historical Education of PPGE/UFPR. The demonstration of these activities, developed along ten years, can indicate elements for analysis and systematization of reflections around the possibilities of researches about teaching and researches about History teaching in the investigation line denominated Historical Education.

History Teaching; Historical Education; Researches in Historical Education; Collaborative Research


Pesquisas em Educação Histórica: algumas experiências

Research in Historical Education: some experiences

Maria Auxiliadora SchmidtI; Tânia Maria Braga GarciaII

IDoutora em História, com pós-doutoramento em Didática da História pela Universidade Nova de Lisboa. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica/ UFPR. E.mail: schmidt@qualityware.com.br

IIDoutora em Educação, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paran. E.mail: taniabraga@terra.com.br

RESUMO

Relata um conjunto de experiências desenvolvidas por professoras pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná cujos resultados se articulam no processo de construção da área de investigação da Educação Histórica e no âmbito do Ensino de História, tendo como referência as atividades desenvolvidas em três situações de investigação. A primeira delas diz respeito às sistematizações relativas às experiências que vêm sendo realizadas por professores e licenciandos de História, a partir de práticas de ensino e investigação em aulas de História. A segunda diz respeito a investigações relacionadas à necessidade de elaboração e discussão de propostas curriculares de História, bem como de produção de materiais didáticos para o ensino dessa disciplina, atividades de produção de conhecimento que assumem características específicas e envolvem professores de ensino fundamental e médio, em pesquisas colaborativas. Na terceira situação podem ser contextualizados os trabalhos produzidos a partir de esforços intencionais de investigação, que supõem uma adequação teórica e metodológica, uma delimitação de campos e objetos de pesquisa, bem como uma finalidade em termos de sua significância social na área educacional, particularmente os desenvolvidos no Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica do PPGE/UFPR. A explicitação destas atividades, desenvolvidas ao longo de dez anos, pode indicar elementos para análise e sistematização de reflexões em torno das possibilidades de pesquisas no ensino e pesquisas sobre o ensino de História na linha de investigação denominada Educação Histórica.

Palavras-chave: Ensino de História; Educação História; Pesquisa em Educação Histórica; Pesquisa em colaboração.

ABSTRACT

It relates experiences developed by teachers researchers of the Federal University of Paraná (BR) whose results are articulated in the process of construction of the investigation area of Historical Education and in the ambit of History Teaching, having as reference the activities developed in three investigation situations. The first of them refers to the systematizations relative to the experiences that have been accomplished by teachers and students of History, starting from teaching practices and investigation in History classes. The second one concerns to investigations related to the need of elaboration and discussion of curricular proposals of History, as well as of production of didactic materials for the teaching of that discipline, activities of knowledge production that assume specific characteristics and involve teachers of fundamental and medium school, in collaborative researches. In the third situation there can be located the works produced starting from intentional efforts of investigation, that suppose a theoretical and methodological adaptation, a delimitation of fields and research objects, as well as a purpose in terms of its social significance in the educational area, particularly the ones developed in the Laboratory of Research in Historical Education of PPGE/UFPR. The demonstration of these activities, developed along ten years, can indicate elements for analysis and systematization of reflections around the possibilities of researches about teaching and researches about History teaching in the investigation line denominated Historical Education.

Key-words: History Teaching; Historical Education; Researches in Historical Education; Collaborative Research.

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Texto recebido em 16 fev. 2005

Texto aprovado em 17 nov. 2005

1 Exemplos destas publicações podem ser encontrados em anais de eventos como os promovidos pela Anpuh (regional e nacional), Perspectivas do ensino de história e Pesquisadores do ensino de história.

2 Uma discussão sobre esta temática pode ser encontrada em CEVASCO, Maria Elisa. Cultura: um tópico britânico do marxismo ocidental. In. LOUREIRO, I.M.; MUSSE, R. (Org.). Capítulos do marxismo ocidental. São Paulo: UNESP, 1998, p.145-171.

3 Em Rusen (1992), são quatro tipos de consciência histórica: tradicional (a totalidade temporal apresentada como continuidade dos modelos de vida e cultura do passado); exemplar (as experiências do passado são casos que representam e personificam regras gerais da mudança temporal e da conduta humana); crítica (permite formular pontos de vista históricos, por negação de outras posições); e genética (diferentes pontos de vista podem ser aceitos porque se articulam em uma perspectiva mais ampla de mudança temporal, e a vida social vista com maior complexidade).

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Set 2014
  • Data do Fascículo
    2006

Histórico

  • Recebido
    16 Fev 2005
  • Aceito
    17 Nov 2005
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