25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR
Resumo
Analisa os elementos que contribuíram para a concretização do que hoje se
constitui o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade
Federal do Paraná (UFPR), a partir da leitura e interpretação de documentos
e depoimentos obtidos. Acompanha e analisa suas quatro fases: a inicial,
de criação, que vai de 1975 a 1983; a segunda, de 1984 a 1991, a terceira, de
1992 a 1997 e a quarta fase, iniciada em 1998, concluindo que o PPGE se
consolidou nesses quatro períodos, cujas características definiram-se pelas
iniciativas, limitações e dificuldades que enfrentaram. Considera os resultados
como referentes e desafiantes para o conhecimento e a crítica de um
processo de consolidação, a partir do qual se deve exercitar a isenção e liberdade na mediação crítico-reflexiva sobre o valor dos atos e dos fatos
revelados nessa trajetória.
25 years of education post-graduation program in UFPR
Abstract
It analyzes the elements that contributed to the concretization of what
today constitutes the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the
Federal University of Paraná (UFPR), that is done based on reading and
interpretation of the obtained documents and testimonies. It follows and
analyzes the four phases of the program: the initial one, or creation, from
1975 to 1983; the second, from 1984 to 1991; the third, from 1992 to 1997;
and the fourth phase, since 1998 until today. It comes to the conclusion that
PPGE was consolidated throughout these periods, and that its characteristics
were defined by decisions, limitations and faced difficulties. It considers the
results as referring and challenging to the knowledge and criticism of a
consolidation process, from which we should practice exemption and freedom
in critic-reflective mediation on the value of the acts and facts revealed
throughout this trajectory.