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25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR

25 years of education post-graduation program in UFPR

Resumos

Analisa os elementos que contribuíram para a concretização do que hoje se constitui o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir da leitura e interpretação de documentos e depoimentos obtidos. Acompanha e analisa suas quatro fases: a inicial, de criação, que vai de 1975 a 1983; a segunda, de 1984 a 1991, a terceira, de 1992 a 1997 e a quarta fase, iniciada em 1998, concluindo que o PPGE se consolidou nesses quatro períodos, cujas características definiram-se pelas iniciativas, limitações e dificuldades que enfrentaram. Considera os resultados como referentes e desafiantes para o conhecimento e a crítica de um processo de consolidação, a partir do qual se deve exercitar a isenção e liberdade na mediação crítico-reflexiva sobre o valor dos atos e dos fatos revelados nessa trajetória.

comunicação científica; dissertação; educação; pós-graduação em educação; produção científica; Universidade Federal do Paraná


It analyzes the elements that contributed to the concretization of what today constitutes the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná (UFPR), that is done based on reading and interpretation of the obtained documents and testimonies. It follows and analyzes the four phases of the program: the initial one, or creation, from 1975 to 1983; the second, from 1984 to 1991; the third, from 1992 to 1997; and the fourth phase, since 1998 until today. It comes to the conclusion that PPGE was consolidated throughout these periods, and that its characteristics were defined by decisions, limitations and faced difficulties. It considers the results as referring and challenging to the knowledge and criticism of a consolidation process, from which we should practice exemption and freedom in critic-reflective mediation on the value of the acts and facts revealed throughout this trajectory.

scientific communication; thesis; education; post-graduate studies in education; scientific production; Universidade Federal do Paraná


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR

25 years of education post-graduation program in UFPR

Liane dos AnjosI; Leilah Santiago BufremII

IBibliotecária do Sistema de Bibliotecas, Universidade Federal do Paraná. Mestre em Planejamento e Administração de Sistemas de Informação pela PUC-Campinas. alian@ufpr.br

IIProfessora Titular do Departamento de Ciência e Gestão da Informação, Universidade Federal do Paraná. Doutora em Comunicação pela USP. bufrem@milenio.com.br

RESUMO

Analisa os elementos que contribuíram para a concretização do que hoje se constitui o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir da leitura e interpretação de documentos e depoimentos obtidos. Acompanha e analisa suas quatro fases: a inicial, de criação, que vai de 1975 a 1983; a segunda, de 1984 a 1991, a terceira, de 1992 a 1997 e a quarta fase, iniciada em 1998, concluindo que o PPGE se consolidou nesses quatro períodos, cujas características definiram-se pelas iniciativas, limitações e dificuldades que enfrentaram. Considera os resultados como referentes e desafiantes para o conhecimento e a crítica de um processo de consolidação, a partir do qual se deve exercitar a isenção e liberdade na mediação crítico-reflexiva sobre o valor dos atos e dos fatos revelados nessa trajetória.

Palavras-chave: comunicação científica, dissertação, educação, pós-graduação em educação, produção científica, Universidade Federal do Paraná.

ABSTRACT

It analyzes the elements that contributed to the concretization of what today constitutes the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná (UFPR), that is done based on reading and interpretation of the obtained documents and testimonies. It follows and analyzes the four phases of the program: the initial one, or creation, from 1975 to 1983; the second, from 1984 to 1991; the third, from 1992 to 1997; and the fourth phase, since 1998 until today. It comes to the conclusion that PPGE was consolidated throughout these periods, and that its characteristics were defined by decisions, limitations and faced difficulties. It considers the results as referring and challenging to the knowledge and criticism of a consolidation process, from which we should practice exemption and freedom in critic-reflective mediation on the value of the acts and facts revealed throughout this trajectory.

Key-words: scientific communication, thesis, education, post-graduate studies in education, scientific production, Universidade Federal do Paraná.

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Full text available only in PDF format.

1 Decreto no 72.717, de 29 de agosto de 1973.

2 Em 22 de agosto de 1974, o Conselho Universitário da UFPR autoriza a criação e instalação, no Setor de Educação, do Curso de Pós-Graduação em Educação, em nível de Mestrado, de acordo com o plano curricular apresentado (Resolução 07/74).

3 PAVÃO, Z. M. Entrevista concedida pela Diretora do PPGE da UFPR: 1982-91. Curitiba, 14 mar. 2001.

4 BARTHELMESS, V. A. C. Entrevista concedida pelo Coordenador do PPGE. da UFPR: 1978-79 e 1980-81. Curitiba, 20 mar. 2001.

5 CERVI, R. de M. Entrevista concedida pela Coordenadora do PPGE da UFPR: 1988-89 e 1990-91. Curitiba, 05 abr. 2001.

6 Núcleo de Referência Docente número 6 ou NRD6 = conforme classificação da CAPES.

7 VIEIRA, C. A. Entrevista concedida pelo Coordenador do PPGE da UFPR: 2001. Curitiba, 13 jun. 2001.

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  • VIEIRA, C. A. Entrevista concedida pelo Coordenador do PPGE da UFPR: 2001. Curitiba, 13 jun. 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2003
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