O paradigma indiciário para análise de narrativas

Autores

Palavras-chave:

Paradigma Indiciário, Análise de Narrativas, Indícios Narrativos, Pesquisa em Educação,

Resumo

Neste artigo objetiva-se apresentar contribuições do paradigma indiciário para a análise de narrativas em pesquisas do campo da Educação. O paradigma indiciário, estudado e utilizado pelo historiador italiano Carlo Ginzburg, possibilita interpretar a realidade, algumas vezes opaca, em busca de características menos vistosas, de indícios que permitam decifrá-la
e compreendê-la. Porém, constatou-se que há uma utilização restrita do paradigma indiciário no Brasil, e por esse motivo surgiram perguntas: que contribuições o paradigma indiciário traz para a análise de narrativas? E que elementos considerar, à procura de indícios? Esta pesquisa é de cunho teórico e constitui-se como um recorte da tese de doutorado do primeiro autor.

Biografia do Autor

Everaldo Gomes Leandro, IFSP

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Especialista em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino Básico pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) com período de intercâmbio na Universidad Nacional Del Sur (UNS - Argentina). Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Registro. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Cármen Lúcia Brancaglion Passos, UFSCar

Licenciada em Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1977, Mestre em Educação: Metodologia de Ensino, Unicamp, 1995 (CNPq) e Doutora em Educação: Educação Matemática, Unicamp, 2000, (CNPq). Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAPES, 2008) e na FE-USP (2016-2017), com estágio de pesquisa no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (FAPESP). Professora Titular - Sênior - da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Na UFSCar atuou nos cursos de Licenciaturas em Pedagogia (Presencial e EaD) e Matemática. Coordena projetos de Extensão ligados ao ensino de matemática e à formação de professores na Educação Básica. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (julho/2010 a junho/2015). Investiga e orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado em temáticas da área de Educação e Educação Matemática como: formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática; narrativas na formação e pesquisa. Supervisora de pesquisas de pós-doutoramento. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM) na UFSCar. Coordenadora do GT-19 Educação Matemática - Anped (2019-2021). É pesquisadora do grupo GEPFPM na Unicamp. Bolsista CNPq Produtividade (mar.2011 a fev.2018; fev. 2019).

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Leandro, E. G., & Passos, C. L. B. (2021). O paradigma indiciário para análise de narrativas. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/74611

Edição

Seção

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo