Trabalhadores em Educação no Governo de Pernambuco: por um diálogo ativo

Autores

Palavras-chave:

Educar, Administração Educacional, Planejamento e Avaliação Educacional

Resumo

Com o aporte teórico em Habermas (2012) e através da perspectiva qualitativa e análise de conteúdo (BARDIN, 1997), nosso objetivo foi analisar como as diretrizes, que estavam presentes na concepção das políticas educacionais do governo de Pernambuco, foram construídas com o início da participação do Sindicato dos trabalhadores em Educação de Pernambuco (SINTEPE) na elaboração dessas políticas. As análises teóricas são articuladas com entrevistas semiestruturadas de representantes do SINTEPE. Este estudo revelou que a racionalidade sistêmica preponderava na correlação de forças com o SINTEPE para construir a política de educação no estado. Nesse sentido, a construção de políticas educacionais foi conduzida pela gestão gerencial em Pernambuco durante o período investigado.

Biografia do Autor

Ana Claudia Dantas Cavalcanti, Secretaria de Educação de Pernambuco/ Universidade de Pernambuco - UPE

Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - IE-UL. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1985). Pertencente ao quadro de professores à disposição da Universidade de Pernambuco com atuação no Campus Mata Norte. Atua na graduação e pós-graduação em disciplinas de Pedagogia. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Educação com foco em política educacional, gestão, educação, e participação social.

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Publicado

2018-06-12

Como Citar

Cavalcanti, A. C. D. (2018). Trabalhadores em Educação no Governo de Pernambuco: por um diálogo ativo. Educar Em Revista, 34(69), p.245–260. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/55781

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