Professoras e rainhas do lar: o protagonismo feminino na imprensa periódica (1902/1940)

Autores

  • Jamilly Nicácio Nicolete Centro Universitário Toledo/ Araçatuba
  • Jane Soares de Almeida UNISO

Palavras-chave:

Educação. História da Educação. História das Mulheres. Gênero. Imprensa.

Resumo

Os anos iniciais do século XX contaram com uma imprensa periódica que exigia maiores direitos para as mulheres, educação, instrução e o voto. Essa imprensa foi influenciada pela imprensa internacional que se veiculava no País em número suficiente e preços acessíveis. As revistas e jornais vinham principalmente dos Estados Unidos e da Europa que, nesse momento, se agitava em torno do feminismo e dos tempos de guerra. Os periódicos, de longa ou curta duração, esporadicamente contemplavam ideias acerca do papel das mulheres na sociedade e nem sempre havia unanimidade na sua ideologia e representação do protagonismo feminino. Com seu beneplácito vieram à luz as expectativas de segmentos intelectualizados da sociedade brasileira, em especial nas maiores cidades do País como São Paulo e Rio de Janeiro, no tocante à educação das mulheres e sua destinação para a maternidade, conjuntamente com a educação de crianças. A abordagem adotada volta-se para os conceitos da História da Educação, História das Mulheres, Estudos de Gênero e Imprensa.

Biografia do Autor

Jamilly Nicácio Nicolete, Centro Universitário Toledo/ Araçatuba

Graduada em História e Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa, mestra em História pela UNESP/ Assis e doutora em educação pela UNESP/ Presidente Prudente. 
Pesquisadora FAPESP por 3 anos, com experiência no Brasil e no exterior. 
Docente do Centro Universitário Toledo Araçatuba, idealizadora do Instituto Aroeira de Araçatuba e membro do Nudise - núcleo de diversidade e educação,  com sede na UNESP de Marília. Líder do JUNTAS - Coletivo Feminista de Araçatuba. 
Principais temas de pesquisa: história das mulheres, gênero, feminismo e educação.

Jane Soares de Almeida, UNISO

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu-SP (1971) e em Artes Industriais pela Faculdade Santa Marcelina, Botucatu, SP (1974). Atuou na rede pública de ensino fundamental de 1966 a 1985. Ingressou na Universidade Estadual Paulista, UNESP em 1986. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e Doutorado em História e Filosofia da Educação pela USP-SP (1996). Bolsista CAPES e CNPq. Realizou estágio de doutorado SW na Universidade de Lisboa, Portugal (1994/95). Possui pós-doutorado por Harvard University, Estados Unidos (1996) e pós-doutorado pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha (2001), ambos com financiamento FAPESP. Em 2000 prestou concurso de livre-docência na UNESP e se aposentou em 2003. Professora Titular IA no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, de 2004 a 2010. É autora de vários artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Tem como principais obras publicadas Mulher e educação: a paixão pelo possível, Editora da Unesp, 1998 (1a. ed.); Ler as letras: por que educar meninas e mulheres? Autores Associados e Editora Metodista, 2007, além de livros organizados e em parceria na área de História da Educação. Sócia fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educacao. Desenvolve pesquisas na área de História da Educação, Formação e Profissão docente, Magistério Feminino, História das Mulheres e Estudos de Gênero. Dedica-se também a investigações no campo de gênero articulado às questões inclusivas, além de incursões na área de produção literária. Atualmente, é membro do corpo docente permamente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UNISO e líder do GEHE - Grupo de Estudos de História da Educação - Universidade de Sorocaba-SP. 

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Publicado

2017-09-24

Como Citar

Nicolete, J. N., & Almeida, J. S. de. (2017). Professoras e rainhas do lar: o protagonismo feminino na imprensa periódica (1902/1940). Educar Em Revista, p. 203–220. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/50841

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