Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas

Autores

  • Regina Capelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Polo da Madeira

Palavras-chave:

vulnerabilidade ao stresse, coping, burnout, educadoras de infância

Resumo

Esta investigação pretende analisar a relação entre vulnerabilidade ao stresse, estratégias de coping e burnout em educadoras de infância portuguesas. É um design quantitativo e transversal com uma amostra de 119 educadoras de infância portuguesas. Os instrumentos de recolha de dados são o Questionário de Vulnerabilidade ao Stresse, o Coping Job Scale e o Maslach Burnout Inventory. Os resultados indicam que, em situações de trabalho, o grupo percepciona-se não vulnerável ao stresse, utiliza maioritariamente estratégias de coping proactivas para lidar com situações indutoras de stresse e apresenta baixa prevalência de burnout; evidencia associações estatisticamente significativas entre vulnerabilidade ao stresse e as subescalas do burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal); não revela relações estatisticamente significativas entre as estratégias de coping e o burnout. Destes resultados, se infere a necessidade de averiguar as variáveis psicológicas, contextuais ou organizacionais, que estão a contribuir para a reduzida vulnerabilidade ao stresse e baixa prevalência de burnout neste grupo profissional.

Biografia do Autor

Regina Capelo, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Polo da Madeira

- Doutoramento na Área do Conhecimento da Psicologia Social, Universidade de Cádiz

- Mestrado em Educação, Universidade da Madeira

- Master en Habilidades y Competencias Profesionales para la Gestión de Organizaciones Públicas e Privadas, Universidad de Cádis

- Professora

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

Capelo, R. (2017). Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas. Educar Em Revista, 33(64), p. 155–169. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49793

Edição

Seção

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