Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas
Palabras clave:
vulnerabilidade ao stresse, coping, burnout, educadoras de infânciaResumen
Esta investigação pretende analisar a relação entre vulnerabilidade ao stresse, estratégias de coping e burnout em educadoras de infância portuguesas. É um design quantitativo e transversal com uma amostra de 119 educadoras de infância portuguesas. Os instrumentos de recolha de dados são o Questionário de Vulnerabilidade ao Stresse, o Coping Job Scale e o Maslach Burnout Inventory. Os resultados indicam que, em situações de trabalho, o grupo percepciona-se não vulnerável ao stresse, utiliza maioritariamente estratégias de coping proactivas para lidar com situações indutoras de stresse e apresenta baixa prevalência de burnout; evidencia associações estatisticamente significativas entre vulnerabilidade ao stresse e as subescalas do burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal); não revela relações estatisticamente significativas entre as estratégias de coping e o burnout. Destes resultados, se infere a necessidade de averiguar as variáveis psicológicas, contextuais ou organizacionais, que estão a contribuir para a reduzida vulnerabilidade ao stresse e baixa prevalência de burnout neste grupo profissional.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

