O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas

Autores

  • Renata Lopes Costa Prado Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Crianças, Pesquisa, Estudos sociais da infância

Resumo

Temos assistido, pouco a pouco, a ampliação do espaço outorgado à voz das crianças em pesquisas das ciências sociais e humanas, embora historicamente elas tenham tido seu direito de falar negado, por serem vistas como incompetentes para julgar e informar adequadamente. O artigo discute como a perspectiva delas vem sendo incorporada na pesquisa brasileira, dando especial ênfase à caracterização das crianças envolvidas. Analisou-se 179 artigos de antropologia, educação, psicologia e sociologia que relatam pesquisas com crianças, publicados entre 2000 e 2012 em periódicos classificados como A1 ou A2 pela CAPES. Crianças pequenas, que vivem na zona rural e/ou nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste permanecem silenciadas. São ausências com importantes repercussões teóricas e políticas.

Biografia do Autor

Renata Lopes Costa Prado, Universidade Federal Fluminense

Professora do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR), da Universidade Federal Fluminense (UFF)

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

Prado, R. L. C. (2017). O silêncio de grupos específicos de crianças em pesquisas. Educar Em Revista, 33(64), p. 215–230. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/48216

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