Organização didático-metodológica das aulas de Anatomia e Fisiologia Humana: comportamento e percepção dos estudantes

Autores

  • Aline Marian Callegaro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Karla Marques da Rocha Professora Doutora do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Palavras-chave:

organização didático-metodológica, momentos didático-problematizadores, Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana, Curso Técnico em Enfermagem

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa, do tipo pesquisa-ação, cujo objetivo foi analisar o comportamento e a percepção dos estudantes sobre a organização didático-metodológica, através dos momentos didático-problematizadores, implementada em três aulas da Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana de um Curso Técnico em Enfermagem da cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram planejadas pelas pesquisadoras três aulas sobre os temas: sistema endócrino, tegumentar e nervoso, tendo por base a organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. As aulas foram implementadas numa turma do Módulo I, do Curso Técnico em Enfermagem, constituída por oito estudantes. Para a coleta dos dados foram utilizados diário de bordo para registro dos comportamentos dos estudantes observados em cada aula e questionário com perguntas fechadas e abertas para identificar a percepção e sugestões dos estudantes acerca da organização didático-metodológica através dos momentos didático-problematizadores. Dentre os principais resultados, destaca-se a percepção da maioria dos estudantes que considerou boa e/ou muito boa a organização didático-metodológica utilizada, assim como os seus momentos constituintes (desafio inicial, melhor solução escolar no momento, desafio mais amplo e tarefa extraclasse). Sendo que alguns estudantes ainda apresentam comportamento passivo diante do processo de ensino-aprendizagem, concluindo-se que ainda existe uma necessidade de mudanças culturais neste contexto pesquisado, partindo especialmente das ações docentes.

Biografia do Autor

Aline Marian Callegaro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Engenharia de Produção - PPGEP/UFRGS (2015), Mestre em Engenharia de Produção - PPGEP/UFSM (2010), Graduada em Fisioterapia - UFSM (2008), Licenciada - UFSM (2012). Atuou como professora substituta do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes - UFRGS (2014). Atualmente é pós-doutoranda do PPGEP/UFRGS, pesquisadora do Laboratório de Otimização de Produtos e Processos - LOPP/PPGEP/UFRGS (2015 - atual) e pesquisadora do Grupo de Gestão de Risco de Desastres GRID/PPGEC/UFRGS - (2015 - atual).

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Publicado

2016-03-30

Como Citar

Callegaro, A. M., & Rocha, K. M. da. (2016). Organização didático-metodológica das aulas de Anatomia e Fisiologia Humana: comportamento e percepção dos estudantes. Educar Em Revista, 32(59), p. 251–262. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42422

Edição

Seção

Demanda Contínua