Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional

Autores

  • Mary Ângela Teixeira Brandalise Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Resumo

 A análise da política educacional referente à tecnologia pedagógica – avaliação institucional, a partir do Programa de Avaliação Institucional da
Educação Básica do Paraná, foi objeto da pesquisa apresentada neste artigo. O estudo realizado foi fundamentado na abordagem do ciclo de políticas públicas de Stephen Ball para análise da política, e nos trabalhos de Cappelletti e Dias Sobrinho, estudiosos em avaliação educacional. As equipes de gestão das escolas públicas estaduais de um município paranaense foram os sujeitos selecionados para participar da investigação e o questionário impresso foi o instrumento de coleta de dados utilizado, para averiguar a percepção da escola em relação às políticas educacionais propostas e sua recontextualização no cotidiano escolar. As publicações orientadoras da política foram objeto da análise documental. Os resultados da pesquisa revelaram os des(caminhos) da política de avaliação institucional proposta e da sua reconfiguração no interior das escolas, evidenciando as interações macro, micro e mesossociológicas
de implementação de programas e políticas públicas.

Biografia do Autor

Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora da UEPG ,
Dorita em Educação pela PUC/SP  Educação Currículo

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UEPG

Grupo de pesquisa: Politica Educacional e Avaliação

 

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Publicado

2015-06-10

Como Citar

Brandalise, M. Ângela T. (2015). Avaliação institucional na escola pública: os (des)caminhos de uma política educacional. Educar Em Revista, p. 55–74. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41446

Edição

Seção

Dossiê Temático