Educação a Distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Glaucia da Silva Brito

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo que teve por objetivo analisar possibilidades de aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem de disciplinas e cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD). O estudo foi realizado a partir da análise de registros em fóruns virtuais de disciplinas e cursos, apresentados em uma tese de doutorado e duas dissertações de mestrado. A análise dos dados foi orientada pelas pesquisas sobre aprendizagem cooperativa de Jean Piaget. O que se concluiu é que a vivência da aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais depende de alguns fatores, dentre eles, a atitude de habitante do professor e do aluno. O habitante é aquele que aprende ao propor, questionar, se responsabilizando pelo ambiente, pela sua aprendizagem e a do grupo, ao realizar coordenações mentais externas e internas para a apreensão do objeto em estudo.

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Como Citar

Scherer, S., & da Silva Brito, G. (2014). Educação a Distância: possibilidades e desafios para a aprendizagem cooperativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Educar Em Revista, p. 53–77. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38644

Edição

Seção

Dossiê Temático