A organização escolar e a construção da contra-hegemonia burguesa

Autores

  • Graciliano Dias

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Num contexto de internacionalização das economias nacionais, em que o mercado parece exercer o papel e árbitro de todas as relações humanas, e em que o mundo parece estar sendo reduzido a um grande shopping center, parece ser anacrônico se falar em contra-hegemonia burguesa. Afinal, o Apocalipse do “Fim da História”, do “Fim das Ideologias”, que vem sendo apregoado pelos “moderneiros”, aponta para o desaparecimento da hegemonia, da contradição e das classes sociais, colocando, por sua vez, a relação entre capital e trabalho como uma coisa do passado. Mas é exatamente para andar na contramão desses “profetas” da eternalização do presente, para combater o seu conservadorismo, e para alertá-los quanto à historicidade do presente, (a história não se repete), que resolvemos, neste trabalho, retomar a discussão em torno da hegemonia, da contradição e da luta de classes que se desenvolvem no interior da estrutura escolar, parte orgânica da totalidade histórica da sociedade capitalista.

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Como Citar

Dias, G. (1997). A organização escolar e a construção da contra-hegemonia burguesa. Educar Em Revista, 13(13), p. 35–44. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36009

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