Sindicalismo docente e política educacional: tensões e composições de interesses corporativos e qualidade da educação

Autores

  • Andréa Barbosa Gouveia UFPR
  • Marcos Ferraz UFGD

Palavras-chave:

política educacional, sindicalismo docente, corporativismo

Resumo

O Sindicalismo docente brasileiro tem suas raízes em antigos movimentos ao redor da construção de um Sistema Público de Ensino no país. Desde o movimento dos pioneiros, passando pela LDB de 1946, pelos debates ao redor do capítulo de educação na Constituinte de 1988 e a LDB de 1996; as reivindicações de base corporativa dos professores estiveram estruturalmente vinculadas aos conflitos sobre as condições de oferta do ensino público e sua incidência na qualidade da educação. Com o novo quadro institucional, resultante da Constituição de 1988, que legalizou a representação sindical docente e, numa perspectiva participativa, abriu um amplo leque de Conselhos, que se tornaram novos espaços de ação sindical, justifica-se a necessidade de estudos comparativos entre casos locais. Este trabalho, a partir de uma base empírica que se apoia em entrevistas com dirigentes dos sindicatos de trabalhadores em educação das cidades de Curitiba, Fazenda Rio Grande, Araucária e Piraquara, no Paraná, e Dourados, no Mato Grosso do Sul, analisa a ação sindical docente nos últimos 15 anos, explicitando como se articulam interesses corporativotrabalhistas e política educacional, sob a ótica dos Sindicatos.

Biografia do Autor

Andréa Barbosa Gouveia, UFPR

Marcos Ferraz, UFGD

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Publicado

2013-06-27

Como Citar

Gouveia, A. B., & Ferraz, M. (2013). Sindicalismo docente e política educacional: tensões e composições de interesses corporativos e qualidade da educação. Educar Em Revista, 29(48), p. 111–129. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/32538

Edição

Seção

Dossiê Temático