Programa de intervenção e atenção precoce com bebês na Educação Infantil

Autores

  • Carolina Santos Soejima Faculdade Metropolitana de Blumenau
  • Maria Augusta Bolsanello UFPR

Resumo

A pesquisa verificou se um programa de intervenção precoce tem efeitos positivos sobre o desenvolvimento (motor e mental) de crianças entre um e três anos de idade que permaneciam em tempo integral na creche pública e apresentavam defasagem no desenvolvimento. Inicialmente, foram avaliadas 63 crianças por meio das Escalas Bayley II, sendo que 37 delas apresentaram defasagem no desenvolvimento em ambas as escalas, mental e motora. Destas 37 crianças, 20 foram sorteadas para participar de um programa de intervenção precoce. Após a realização desta intervenção, foram sorteadas, para a segunda aplicação das Escalas Bayley II, 15 crianças com defasagem e participantes da intervenção, 15 crianças com defasagem e não participantes da intervenção e 15 crianças sem defasagem. Os resultados evidenciaram visível progressão no desenvolvimento das crianças que apresentaram defasagem e participaram da intervenção precoce. Concluiu-se a viabilidade do emprego de uma intervenção de caráter preventivo nas creches públicas, na perspectiva da atenção precoce. Dessa forma, defasagens do desenvolvimento infantil podem ser prevenidas, identificadas, trabalhadas e superadas, evitando futuras deficiências ou transtornos no desenvolvimento infantil.

Biografia do Autor

Carolina Santos Soejima, Faculdade Metropolitana de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Faculdade Metropolitana de Blumenau, Fameblu/Uniasselvi

Maria Augusta Bolsanello, UFPR

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Unviversidade de São Paulo. Professora Associada da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2012-03-31

Como Citar

Soejima, C. S., & Bolsanello, M. A. (2012). Programa de intervenção e atenção precoce com bebês na Educação Infantil. Educar Em Revista, 28(43), p. 65–79. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/26404

Edição

Seção

Dossiê Temático