Open Journal Systems

Estratégias de orientações psicoeducacionais para familiares de deficientes

Lúcia Pereira Leite, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Simone Ghedini Costa Milanez

Resumo



O presente trabalho teve como objetivo propiciar o estabelecimento de
uma proposta de intervenção psicoeducacional, em encontros sistemáticos,
com os respectivos pais e/ou familiares de deficientes, na tentativa de
se estabelecer um espaço de discussão sobre as problemáticas relacionadas
ao processo educacional. Participaram desse projeto 30 familiares
de alunos com deficiências, sendo 21 pais de alunos com deficiência auditiva
e 9 pais de alunos com deficiência física, que freqüentavam atendimento
pedagógico no Centro de Estudos da Educação e Saúde (Cees
Unesp/ Marília). Após a implementação do programa de orientações
psicoeducacionais a familiares e, conseqüentemente, do acompanhamento
das atividades realizadas, verificamos que a realização desse programa,
além de orientar os familiares sobre os aspectos educacionais, favoreceu
o esclarecimento de algumas questões concernentes ao desenvolvimento
global de indivíduos com necessidades educacionais especiais; a população
investigada confirmou a carência de programas de orientações
psicoeducacionais em serviços públicos, manifestando dificuldade em ter
acesso a profissionais e locais que oferecem esse tipo de suporte. Os resultados obtidos neste trabalho vêm reafirmar a importância de se
implementar propostas de orientações com familiares, aliadas aos atendimentos
com os indivíduos que apresentam necessidades educacionais especiais,
como na literatura pesquisada. De acordo como proposto na abordagem
sistêmica, entende-se que a intervenção psicoeducacional só será
efetivada com sucesso quando deixar de focar apenas o indivíduo e se
estender aos seus pares, principalmente àqueles que convivem diretamente
com ele.

Strategies of psyco-educational orientations for family members of handcaps

Abstract


The current work had the aim to provide the establishment of a proposal
of psyco-educational intervention, in systematic meetings, with the
respective parents and/or family members of handcaps, attempting to
establish a discussion space about the problems related to the educational
process. Thirty family members of students with auditive disabilities took
part in this project and nine parents of students with physical disabilities
who attended the pedagogical service at the Center of Education and Health
Studies (Cees Unesp/ Marília). After the implementation of the program
of psyco-educational orientation for family members and consequently,
the follow up of the performed activities, we noticed that the achievement
of this program besides orienting the family members about educational
aspects, it favored the elucidation of some questions concerning the global
development of individuals with special educational necessities; the
studied population confirmed the lack of psyco-educational orientation
programs in public service, showing difficulty in having access to
professionals and locals who offer this kind of support. The obtained results
in this work reaffirm the importance of implementing proposals of
orientations with family members, together with the services with
individuals who present special educational necessities, as in the researched
literature. According to what was proposed in the systemic approach, it is
understood that the psyco-educational intervention will only be effective
successfully when it stops forcing the individual and extends itself to its
pairs, mainly those who live directly with him.


Palavras-chave


orientações psicopedagógicas; avaliação educacional; necessidades educacionais especiais; psyco-educational orientations; psyco-educational intervention; parents of handcaps.

Texto completo:

PDF DOI