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Dislexias adquiridas como referência para a análise das dificuldades de aprendizagem da leitura

Sandra Regina Kirchner Guimarães

Resumo



Vários autores têm tentado explicar as dificuldades de aprendizagem da
leitura comparando o padrão de leitura dos sujeitos que apresentam essa
dificuldade com o dos portadores de dislexia adquirida dos tipos fonológica
(dificuldade na coordenação letra-som) e de superfície (distúrbio no processo
de reconhecimento da forma da palavra). O presente estudo teve
por objetivo identificar se o procedimento de leitura preferencialmente
utilizado pelas crianças com dificuldades de aprendizagem dessa habilidade
é diferente do procedimento utilizado pelos leitores normais. Foram
formados três grupos de sujeitos: 20 crianças de 3ª e 4ª séries com dificuldades
de aprendizagem da leitura (grupo 1); 20 crianças da 1ª série com o
mesmo nível de leitura dos sujeitos do grupo 1 (grupo 2); e 20 crianças de
3ª e 4ª séries com a mesma idade cronológica dos sujeitos do grupo 1
(grupo 3). A pesquisa consistiu em uma tarefa de leitura e duas provas de
controle. Os escores obtidos revelaram que todos os sujeitos apresentaram
melhor desempenho na leitura das palavras de alta freqüência e pior
desempenho na leitura de palavras inventadas. Esses resultados indicam
uso preferencial de um procedimento lexical (não-analítico) por todos os
sujeitos. Identificou-se também que o grupo 1 apresentou menor facilidade
em utilizar a mediação fonológica. Contudo, os resultados não mostram
diferenças entre os procedimentos de leitura utilizados pelos sujeitos
com e sem dificuldades de aprendizagem. Portanto, acredita-se que a comparação
entre dislexias adquiridas e dificuldades de aprendizagem da leitura não é o quadro teórico adequado para explicar este tipo de problema.

Acquired dyslexia as a reference for the analysis of reading disorders

Abstract


Several authors have tried to explain reading disorders by comparing them
to acquired dyslexia of different types: phonological (letter-sound
coordination disorder), and surface (a disorder in the process of recognizing
the word form). In this study we aimed at finding out if the preferred
reading process used by children with reading disorders is different from
the process used by normal readers. Three subject groups were formed:
20 children in the 3rd and 4th grades with reading disorders (Group 1); 20
children in the 1st grade at the same reading level as the subjects in Group
1 (Group 2); and 20 children in the 3rd and 4th grades of the same
chronological age as the subjects in Group 1 (Group 3). The study was
based on a reading task and two control tests. The scores achieved revealed
that all subjects performed best when reading high-frequency words, and
performed worst when reading made up words. Such results indicate that
all subjects prefer to use a lexical (non-analytical) procedure. We also
learned that Group 1 experienced more difficulty than the other groups to
use phonological mediation. However, the results show that there is no
difference between reading procedures used by subjects with or without
learning disorders. Therefore, we believe that the method of comparing
acquired dyslexia and reading disorders is not suitable to theoretically
explain this kind of problem.


Palavras-chave


transtornos da aprendizagem; dislexia do desenvolvimento; dificuldades de aprendizagem da leitura; learning disorders; development dyslexia; reading disorders.

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