Educação para além da formação do trabalhador alienado

Autores

  • Natália Regina de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ

Palavras-chave:

educação, trabalho, alienação

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é indicar algumas questões acerca do papel da educação frente à sociedade capitalista. É importante destacar que não se trata de um trabalho empírico, mas sim, de uma reflexão, uma tentativa de se pensar a relação educação-trabalho-capital. Nesse sentido, perguntamos: Qual o sentido da educação frente à lógica do capital? O papel da educação como “veículo” para novas propostas de elaboração de estratégias para a mudança consciente dos educandos é de fundamental importância. Para consolidar essa tentativa, utilizamos o apoio teórico de autores como: Gadotti (1995), Konder (1981), Marx (1983, 1989, 2002), Marx e Engels (1984, 1993), Mészáros (2005), Pires (1997) e Schaff (1967). Entendemos que uma educação que não seja meramente para formação de futuros “alienados”, mas sim, uma educação que não se conforme com as reproduções sociais e que leve em consideração o caráter sócio-histórico do indivíduo, é crucial.

 

Biografia do Autor

Natália Regina de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. UERJ

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. ProPEd/UERJ.

Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Componente do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Metodologia das Ciências - EPISTEME / ProPEd / UERJ.

Downloads

Como Citar

de Almeida, N. R. (2010). Educação para além da formação do trabalhador alienado. Educar Em Revista, 2, p. 251–258. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13977

Edição

Seção

Demanda Contínua