Aberta a submissão de artigos para o Dossiê Práticas de Ensino de Professores/as Formadores/as das Licenciaturas

A temática “práticas de ensino de professores/as formadores/as das licenciaturas” consubstancia às pesquisas que as organizadoras, proponentes deste dossiê, têm se dedicado há décadas no exercício da docência na graduação e na atuação em entidades científicas no campo educacional, a exemplo do GT 8 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE). As pesquisas sobre a formação de professores/as e as práticas de ensino são essenciais, pois fornecem subsídios acerca dos processos e das políticas de formação inicial e continuada dos/as professores/a no âmbito dos diferentes cursos de licenciatura, bem como em relação às práticas de ensino nos diferentes contextos institucionais. Sua análise nos permite conhecer e nos atualizar sobre as necessidades dos processos de ensino (prática docente) e de aprendizagem (processo de aprender dos/as estudantes), sobretudo ante questões contemporâneas como o multiculturalismo, inclusão, questões de gênero e de raça, uso das tecnologias, manifestações culturais e religiosas, violência e exclusão social, entre tantas outras pautas que chegam ao fazer educativo na universidade. Fomentar esse debate, no atual contexto histórico brasileiro, nos parece necessário e urgente. Trata-se de pautas basilares à Didática e à Formação de Professores/as, campos de estudo, atuação e de produção das duas organizadoras FARIAS et al., 2014; HOBOLD, 2020; HOBOLD; FARIAS, 2020, 2021).

 

 

Entre 15 de julho e 30 de setembro de 2024, encontra-se aberta a submissão de artigos junto a este DOSSIÊ,

ATENÇÃO: Os artigos aprovados para compor o Dossiê deverão ter uma versão em língua estrangeira. Do mesmo modo, artigos em língua estrangeira aprovados deverão ser traduzidos para o português, com exceção dos originais em espanhol. Os custos com tradução, assim como com a revisão linguística de ambas as versões, são de responsabilidade dos autores.