Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Educar em Revista tem a missão de publicar em fluxo contínuo artigos originais oriundos de pesquisa na área educacional, assim como traduções e entrevistas de amplo interesse acadêmico. Tem como propósito abordar questões atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos, e aceita trabalhos diretamente relacionados à área de Educação, com os seguintes pré-requisitos:

I - Devem ser inéditos, que não tenham sido publicados em outros periódicos ou anais de eventos, com exceção de traduções devidamente autorizadas;

II - Devem ser redigidos em uma destas línguas: português, inglês, espanhol, francês, alemão ou italiano;

OBSERVAÇÃO: a partir de 01 de agosto de 2019, os artigos (de autores brasileiros) submetidos à revista deverão, se aprovados, verter o texto original para uma língua estrangeira (podendo ser em inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão). A responsabilidade e custos com a tradução deverão ser assumidos pelo(s) autor(es) do artigo. A Educar em Revista publicará as duas versões do texto (em português e na língua estrangeira escolhida pelo autor). No texto traduzido deverá constar os créditos do responsável pela tradução (nome e endereço eletrônico).

III - Devem ser compostos por até três (3) autores:

a) Para o caso de autoria individual, o autor deve ter exclusivamente o título de Doutor.

b) Em caso de coautoria, um (1) dos autores poderá estar na condição de doutorando, sendo os demais, obrigatoriamente doutores.

IV - Devem conter resultados de investigação na área da Educação, evidenciando explicitamente objetivos, procedimentos e análises, não devendo se constituir em mero relato de experiências ou revisão bibliográfica;

V - Devem seguir os aspectos formais indicados nas Diretrizes aos autores.

 

Políticas de Seção

Demanda Contínua

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Edital 01/2018

Edital Público para dossiê temático na área da Educação, a ser publicado nos meses de novembro e dezembro de 2019

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc, com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. O anonimato dos autores e pareceristas serão preservados durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.

 

Periodicidade

Desde 2018 tem periodicidade bimestral.
De 2011 a 2017 teve periodicidade trimestral.
De 2009 a 2010 teve periodicidade quadrimestral.
De 2001 a 2008 teve periodicidade semestral.
De 1977 a 2000 teve periodicidade anual.

 

Política de Acesso Livre

A Educar em Revista proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um determinado autor. Para maiores informações, acesse o Public Knowledge Project - Open Journal System, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

A Educar em Revista utilizar o sistema LOCKSSsoftware livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.

 

Política de Ética Editorial

A Educar em Revista segue as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE)  no que diz respeito principalmente a questões de plágio e autoplágio, zelando pela boa conduta ética de suas publicações científicas. O Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), do qual faz parte a Educar em Revista, também orienta estas recomendações.

 

Taxas para Submissão e Publicação

A Educar em Revista não cobra quaisquer taxas por textos submetidos para avaliação de seus pareceristas, assim como não realiza qualquer cobrança relativa ao processo de publicação (revisão, diagramação, impressão e distribuição). Por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download.