Políticas Editoriais

Foco e Escopo

AVALIAÇÃO QUALIS 2017 – 2018

Temos a satisfação de informar que a Educar em Revista se manteve com a classificação A1 na Avaliação Qualis-CAPES 2017-2018.

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A Educar em Revista, é um periódico eletrônico de acesso aberto, tem a missão de publicar - em fluxo contínuo - artigos originais oriundos de pesquisa na área educacional, assim como traduções e entrevistas de amplo interesse acadêmico. Tem como propósito abordar questões atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos, e aceita trabalhos diretamente relacionados à área de Educação, com os seguintes pré-requisitos:

I - Devem ser inéditos, que não tenham sido publicados em outros periódicos ou anais de eventos.

II - Devem ser redigidos em uma destas línguas: português, inglês, espanhol, francês, alemão ou italiano.

III - Devem ser compostos por até três (3) autores:

a) Para o caso de autoria individual, o autor deve ter exclusivamente o título de Doutor.

b) Em caso de coautoria, um (1) dos autores poderá estar na condição de doutorando, sendo os demais, obrigatoriamente doutores.

c) Artigos de graduados e mestres não são aceitos na revista.

IV - Devem conter resultados de investigação na área da Educação, evidenciando explicitamente objetivos, procedimentos e análises, não devendo se constituir em mero relato de experiências ou revisão bibliográfica.

V - Devem seguir os aspectos formais indicados nas Diretrizes aos Autores.

VI. Na ocasião da submissão os artigos não devem estar identificados com os nomes dos autores no texto original. Os(as) autores(as) do manuscrito devem indicar seus nomes completos exclusivamente no campo estabelecido no sistema de submissão, sendo obrigatório também informar o nível de escolaridade, o ORCID, filiação institucional, o link do currículo (lattes para autores brasileiros) e o resumo da biografia.     

VII. Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão e a procedência das citações são de responsabilidade exclusiva do autor.

VIII. Desde 01 de agosto de 2019, recomenda-se em função da política de internacionalização, que os artigos (de autores brasileiros) submetidos à revista – para a seção de demanda contínua - se aprovados, sejam vertidos para uma língua estrangeira (podendo ser em inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão). A responsabilidade e os custos com a tradução e a sua respectiva revisão deverão ser assumidos pelo(s) autor(es) do artigo. A Educar em Revista publicará as duas versões do texto (em português e na língua estrangeira escolhida pelo autor). No texto traduzido, deverão constar os créditos do responsável pela tradução (nome e endereço eletrônico).

IX. Em caso de aprovação, o manuscrito deverá ser submetido à revisão de linguagem e normalização bibliográfica, cuja responsabilidade será exclusivamente do(a) autor(a). Será necessário apresentar à Educar em Revista a comprovação do trabalho realizado por este profissional. A Revista poderá sugerir profissionais cadastrados(as) que realizam o trabalho de revisão e normalização, caso necessário. Casos excepcionais serão avaliados pela comissão editorial.

X. Não serão aceitas propostas submetidas simultaneamente a outro periódico nacional ou internacional.

Os manuscritos que estiverem fora das exigências editoriais da Revista são devolvidos aos autores(as). Encontram-se nesse conjunto textos que não tratem de uma problemática central da área educacional; não apresentem contribuições significativas para a análise da temática abordada. E no tocante aos artigos, serão rejeitados, também, os manuscritos que: sejam meramente descritivos, sem desenvolver uma análise teórica e metodológica da questão abordada; sejam relatos de experiência ou fragmentos de trabalhos de dissertações e teses; não apresentem elementos empíricos ou argumentações suficientemente desenvolvidas que fundamentem as suas análises e conclusões.

A Comissão Editorial pode definir pela publicação de artigo, documento ou entrevista por encomenda, com o propósito de colaborar com algum debate mais premente da área. Esse artigo ou documento será objeto de avaliação apenas pela Comissão Editorial.

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SCOPE AND POLICIES

Educar em Revista publishes original articles on education. Its purpose is to address current and significant issues to understand educational phenomena, and it accepts papers related to the field of Education with the following requirements:

I – Articles should not have been published in other journals or meeting proceedings.

II – They should be written in one of the following languages: Portuguese, English, Spanish, French, German, or Italian.

III – They should have up to three (3) authors:

a) For a single author, the author should have a PhD title.

b) If there are coauthors, one (1) of the authors can be a doctoral student, and the other authors must have a PhD degree.

c) Articles by graduates and masters will not be accepted by the journal.

IV – They should contain results of investigation in Education, explicitly showing the objectives, procedures and analyses and should not be just a report of experiences or literature review.

V – They should follow the formal aspects described in the Guidelines for authors.

VI. At submission, articles should not be identified with the names of the authors in the original text. The author(s) of the manuscript should include their full names exclusively on the field provided in the submission system, and they must also inform their education level, their ORCID ID, their affiliation, link to their CV (lattes for Brazilian authors) and a summary of their biography.    

VII. The author is exclusively responsible for the opinions and perspectives expressed in the text, as well as for the accuracy and validity of the citations.

VIII. Since 1st August 2019, due to the internationalization policy, we recommend that articles by Brazilian authors submitted to the journal – to the continuous demand section – if approved, be translated into a foreign language (which could be English, Spanish, French, Italian or German). Any costs associated with translation and its respective proofreading will be the responsibility of the author(s). Educar em Revista will publish both versions of the text (in Portuguese and in the foreign language chosen by the author). The translated text should include the credits of the person in charge of the translation (name and e-mail address).

IX. If the manuscript is approved, the author will be exclusively responsible for the proofreading and formatting services. A proof of the provision of these services must be presented to Educar em Revista.  The Journal may suggest registered professionals who provide manuscript proofreading and formatting services. Exceptional cases will be evaluated by the editorial board.

X. Papers submitted simultaneously to other national or international journals will not be accepted.

Manuscripts that do not meet the editorial requirements of the Journal will be returned to the author(s). This will include papers that do not address a key issue in education; that do not present significant contributions to the analysis of the addressed theme. Regarding the articles, the following manuscripts will also be rejected: manuscripts that are merely descriptive, without conducting a theoretical or methodological analysis of the issue addressed; reports of experience or fragments of dissertations and theses; manuscripts that do not present empirical elements or arguments that are sufficiently developed to support their analyses and conclusions.

The Editorial Board can decide to publish the article, document, or interview to order, with the purpose of contributing to a more pressing debate in the field. This article or document will be evaluated by the Editorial Board.

 

Políticas de Seção

Demanda Contínua

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tradução

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Edital 01/2018

Edital Público para dossiê temático na área da Educação, a ser publicado nos meses de novembro e dezembro de 2019

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDITAL DE SELEÇÃO N.1/2020 - SELEÇÃO DE PROPOSIÇÕES DE TEMAS E ORGANIZAÇÃO DE DOSSIÊ TEMÁTICO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDITAL DE SELEÇÃO N.2/2020 - SELEÇÃO PARA DOSSIÊS TEMÁTICOS COMPLETOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê - Educação, democracia e diferença

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ CORPO E HISTÓRIA: os múltiplos processos de educação do corpo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

BASES NACIONAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA: embates, desafios e possibilidades na/entre a educ. básica e a form. de profs

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê - Processos de privatização da Educação em países latino-americanos

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pareceristas 2020

Editores
  • Lúcia Santos
Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc, com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. O anonimato dos autores e pareceristas serão preservados durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. Os aspectos que orientam a avaliação dos originais encaminhados aos pares para a análise são: a organização da estrutura do texto, o domínio da literatura científica; a produção textual fluente, coesa e adequada à escrita acadêmica; além de questões gerais relacionadas ao objeto de estudo e às apropriações teóricas e metodológicas presentes no artigo.

O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.

A revista publica anualmente os nomes de seu corpo de pareceristas ad hoc.

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Peer review: 

Submitted papers will be sent to two ad hoc reviewers who have a national or international PhD title and a recognized production in the field of assessment. The names of the authors and reviewers will remain anonymous throughout the communication process in the Electronic Journals System. The aspects that guide the assessment of the original papers sent to the peers for review are text structure organization, command of scientific literature, text production that is fluent, cohesive, and suitable for academic writing, in addition to general issues related to the object of the study and the theories and methods presented in the article.

The review report is a brief text with remarks on the submitted paper that is entered in the system. The review report should say: a) Accepted; b) Mandatory corrections; c) Submit again for evaluation; d) Submit to another journal; e) Reject; f) See comments. If the reports are divergent, the article will be sent to a third reviewer.

The journal annually publishes the names of its ad hoc reviewers.

 

Periodicidade

A partir de 2020 iniciou a publicação em fluxo contínuo.

De 2018 a 2019 teve periodicidade bimestral.
De 2011 a 2017 teve periodicidade trimestral.
De 2009 a 2010 teve periodicidade quadrimestral.
De 2001 a 2008 teve periodicidade semestral.
De 1977 a 2000 teve periodicidade anual.

 

Política de Acesso Livre

A Educar em Revista proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um determinado autor. Para maiores informações, acesse o Public Knowledge Project - Open Journal System, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

A Educar em Revista utilizar o sistema LOCKSSsoftware livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.

 

Política de Ética Editorial

A Educar em Revista possui compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos documentos publicados e ao seu processo de avaliação e, recai na gestão dos manuscritos, que envolve editores, pareceristas e autores. Nesse sentido, a Revista prima pelas práticas de respeito à conduta ética, seguindo as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE), que podem ser encontradas em http://publicationethics.org/resources/guidelines

É objetivo do periódico promover a ampliação das práticas de ciência aberta, cabendo aos autores em seus manuscritos a explicitação das fontes, dos métodos e tratamento analítico empregados na produção dos resultados obtidos. A revista mantem permanente interlocução com seus autores, pareceristas e leitores em resposta a necessidades de revisões ou esclarecimentos.

Os editores estão atentos e fazem a intervenção da recondução do processo editorial caso seja manifesto conflito de interesses por pareceristas ou pela própria equipe editoral.

A deliberação pela publicação ou não de um artigo se faz com sustentação em princípios de ética na pesquisa e na divulgação de informações, atendendo a legislação vigente e as boas condutas na cultura acadêmica.

As identidades de autores e pareceristas se manterão, sob sigilo, durante o processo editorial e após sua finalização.

Os textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores.

A Educar em Revista resguarda seu processo editorial de interesses comerciais ou financeiros.

As decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:

- Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);

- Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);

- Manual da APA (Editora Penso, 2012);

- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm).

- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes]

- Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped). (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios)

- “Principles of Transparency and Good Practice in Academic Publications” recommended by the Committee on Publication Ethics (COPE): www.publicationethics.org

- CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications [COUNCIL OF SCIENCE EDITORS: https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/; ABEC BRASIL. Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos, 2012: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf

- DECLARATION ON RESEARCH ASSESSMENT (DORA). San Francisco: https://sfdora.org/read/.

- Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf.

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ETHICS POLICY:

Educar em Revista is committed to the ethical issues related to published documents and their review process, including the management of manuscripts, involving editors, reviewers, and authors. In this sense, the Journal distinguishes itself for its respect for ethical conduct, following the recommendations of the Committee on Publication Ethics – COPE, which can be found at http://publicationethics.org/resources/guidelines.

The purpose of the journal is to promote the expansion of open science practices, with authors stating in their manuscripts the sources, methods and analytical treatment used to produce their results. The journal is engaged in a constant dialogue with authors, reviewers, and readers, responding to the need for revisions or clarifications.

Editors are attentive and intervene in the editorial process if there is a conflict of interest by reviewers or the editorial team.

The decision on whether to publish an article is based on principles of ethics in research and dissemination of information, in compliance with current regulations and good conduct in academic culture.

The identity of authors and reviewers will remain anonymous throughout the editorial process and after its completion.

Authors are fully responsible for the published texts.

Educar em Revista protects its editorial process from commercial or financial interests.

Ethical decisions and procedures are based on the following documents:

- Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);

- Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);

- Manual da APA (Editora Penso, 2012);

- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm).

- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes]

- Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped). (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios)

- “Principles of Transparency and Good Practice in Academic Publications” recommended by the Committee on Publication Ethics (COPE): www.publicationethics.org

- CSE’s White Paper on Promoting Integrity in Scientific Journal Publications [COUNCIL OF SCIENCE EDITORS: https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/; ABEC BRASIL. Diretrizes do CSE para promover integridade em publicações de periódicos científicos, 2012: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf

- DECLARATION ON RESEARCH ASSESSMENT (DORA). San Francisco: https://sfdora.org/read/.

- Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica: https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf.

 

Taxas para Submissão e Publicação

A Educar em Revista não cobra quaisquer taxas por textos submetidos para avaliação de seus pareceristas, assim como não realiza qualquer cobrança relativa ao processo de publicação (revisão, diagramação, impressão e distribuição). Por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download.