- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Política de Ética Editorial
- Taxas para Submissão e Publicação
Foco e Escopo
AVALIAÇÃO QUALIS 2017 – 2018
Temos a satisfação de informar que a Educar em Revista se manteve com a classificação A1 na Avaliação Qualis-CAPES 2017-2018.
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A Educar em Revista tem a missão de publicar em fluxo contínuo artigos originais oriundos de pesquisa na área educacional, assim como traduções e entrevistas de amplo interesse acadêmico. Tem como propósito abordar questões atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos, e aceita trabalhos diretamente relacionados à área de Educação, com os seguintes pré-requisitos:
I - Devem ser inéditos, que não tenham sido publicados em outros periódicos ou anais de eventos.
II - Devem ser redigidos em uma destas línguas: português, inglês, espanhol, francês, alemão ou italiano;
OBSERVAÇÃO: a partir de 01 de agosto de 2019, os artigos (de autores brasileiros) submetidos à revista deverão, se aprovados, verter o texto original para uma língua estrangeira (podendo ser em inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão). A responsabilidade e custos com a tradução deverão ser assumidos pelo(s) autor(es) do artigo. A Educar em Revista publicará as duas versões do texto (em português e na língua estrangeira escolhida pelo autor). No texto traduzido deverá constar os créditos do responsável pela tradução (nome e endereço eletrônico).
III - Devem ser compostos por até três (3) autores:
a) Para o caso de autoria individual, o autor deve ter exclusivamente o título de Doutor.
b) Em caso de coautoria, um (1) dos autores poderá estar na condição de doutorando, sendo os demais, obrigatoriamente doutores.
IV - Devem conter resultados de investigação na área da Educação, evidenciando explicitamente objetivos, procedimentos e análises, não devendo se constituir em mero relato de experiências ou revisão bibliográfica;
V - Devem seguir os aspectos formais indicados nas Diretrizes aos autores.
Políticas de Seção
Demanda Contínua
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Tradução
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Entrevistas
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Edital 01/2018
Edital Público para dossiê temático na área da Educação, a ser publicado nos meses de novembro e dezembro de 2019
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EDITAL DE SELEÇÃO N.1/2020 - SELEÇÃO DE PROPOSIÇÕES DE TEMAS E ORGANIZAÇÃO DE DOSSIÊ TEMÁTICO
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EDITAL DE SELEÇÃO N.2/2020 - SELEÇÃO PARA DOSSIÊS TEMÁTICOS COMPLETOS
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Dossiê - A dimensão biográfica como processo de formação e compreensão de si e do mundo
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Dossiê - Educação, democracia e diferença
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DOSSIÊ CORPO E HISTÓRIA: os múltiplos processos de educação do corpo
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BASES NACIONAIS E O ENSINO DE HISTÓRIA: embates, desafios e possibilidades na/entre a educ. básica e a form. de profs
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Dossiê - Processos de privatização da Educação em países latino-americanos
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DOSSIÊ Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais
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DOSSIÊ Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas
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DOSSIÊ Desafios da Avaliação na e da Educação Infantil
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Pareceristas 2020
Editores- Lúcia Santos
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Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos recebidos serão encaminhados para dois pareceristas ad hoc, com título de doutor, nacionais ou internacionais com produção reconhecida na área de avaliação. O anonimato dos autores e pareceristas serão preservados durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas. O parecer constitui-se em um breve texto com considerações a respeito da submissão, sendo registrado no sistema. O parecer final deve ser: a) Aceito; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o artigo será enviado para um terceiro consultor.
Periodicidade
A partir de 2020 iniciou a publicação em fluxo contínuo.
De 2018 a 2019 teve periodicidade bimestral.
De 2011 a 2017 teve periodicidade trimestral.
De 2009 a 2010 teve periodicidade quadrimestral.
De 2001 a 2008 teve periodicidade semestral.
De 1977 a 2000 teve periodicidade anual.
Política de Acesso Livre
A Educar em Revista proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um determinado autor. Para maiores informações, acesse o Public Knowledge Project - Open Journal System, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Arquivamento
A Educar em Revista utilizar o sistema LOCKSS, software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.
Política de Ética Editorial
A Educar em Revista possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e ao processo de avaliação e publicação. As decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:
- Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
- Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais);
- Manual da APA (Editora Penso, 2012);
- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm).
- Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped). (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios)
Educar em Revista has a commitment with ethics issues concerning to the published articles and to the evaluation and publishing process. The decisions and ethic procedures are based on the following documents:
- CNS 466/2012 Resolution (Ethics in research with human beings)
- CNS 510/2016 (Ethics in research at Social and Human Sciences)
- APA Manual (Editora Penso, 2012)
- CNPq Document – Ethics and integrity in scientific practice (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm).
- Ethics and Research in Education – v. 1 (Anped) (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios)
Taxas para Submissão e Publicação
A Educar em Revista não cobra quaisquer taxas por textos submetidos para avaliação de seus pareceristas, assim como não realiza qualquer cobrança relativa ao processo de publicação (revisão, diagramação, impressão e distribuição). Por se tratar de um periódico de acesso livre, não é cobrada, também, qualquer taxa para acesso ou download.