Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária

Zedeki Fiel Bezerra, Fernanda Alves Sena, Osmarina Maria dos Santos Dantas, Alden Rodrigues Cavalcante, Luiza Nakayama, André Ribeiro de Santana

Resumo


Este estudo apresenta reflexões acerca do estabelecimento de parceria entre a escola e a sua comunidade. Com o objetivo de avaliar essa parceria, efetivamos pesquisas em uma escola pública e outra conveniada, utilizando questionários e entrevistas. As respostas dos alunos e membros da comunidade evidenciaram diferenças de posicionamentos. Por

exemplo: na escola pública houve queixas de ausência de interações o que resultou em sentimentos de não pertencimento e indiferença; já na escola conveniada a comunidade sente-se responsável pela escola, graças principalmente às oportunidades de interações estabelecidas. Concluímos que a comunidade reconhece a importância de se envolver nas ações escolares, cabendo a escola viabilizar esse acesso, estruturando um ensino efetivamente significativo.

Palavras-chave: escola; comunidade; educação; parceria.

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