Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária

Autores

  • Zedeki Fiel Bezerra Secretaria Executiva de Educação PA
  • Fernanda Alves Sena
  • Osmarina Maria dos Santos Dantas
  • Alden Rodrigues Cavalcante
  • Luiza Nakayama
  • André Ribeiro de Santana

Resumo

Este estudo apresenta reflexões acerca do estabelecimento de parceria entre a escola e a sua comunidade. Com o objetivo de avaliar essa parceria, efetivamos pesquisas em uma escola pública e outra conveniada, utilizando questionários e entrevistas. As respostas dos alunos e membros da comunidade evidenciaram diferenças de posicionamentos. Por

exemplo: na escola pública houve queixas de ausência de interações o que resultou em sentimentos de não pertencimento e indiferença; já na escola conveniada a comunidade sente-se responsável pela escola, graças principalmente às oportunidades de interações estabelecidas. Concluímos que a comunidade reconhece a importância de se envolver nas ações escolares, cabendo a escola viabilizar esse acesso, estruturando um ensino efetivamente significativo.

Palavras-chave: escola; comunidade; educação; parceria.

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Biografia do Autor

Zedeki Fiel Bezerra, Secretaria Executiva de Educação PA

Especialista em História da Amazônia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Professor da Secretaria de Educação do Pará (SEDUC/PA). Integrante do Grupo de  Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental (GPEEA)-Sala Verde Pororoca-Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Fernanda Alves Sena

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Pará, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental (GPEEA)-Sala Verde Pororoca-Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Osmarina Maria dos Santos Dantas

Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) da Universidade Federal do Pará, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental (GPEEA)-Sala Verde Pororoca-Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Alden Rodrigues Cavalcante

Licenciado Pleno em História e Bacharel em Psicologia – Faculdades Integradas do Colégio Moderno (Ficom). Professor da Secretaria de Educação do Pará (SEDUC/PA). Integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental (GPEEA)-Sala Verde Pororoca-Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Luiza Nakayama

Doutora em Genética Bioquímica e Molecular, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) da Universidade Federal do Pará, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) da Universidade Federal do Pará, Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental/Sala Verde Pororoca e professora orientadora no Projeto Clube de Ciência da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA),

André Ribeiro de Santana

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (NPADC) da Universidade Federal do Pará, Brasil, professor da Secretaria de Educação do Pará (SEDUC/PA), membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental (GPEEA)/Sala Verde Pororoca,

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Como Citar

Bezerra, Z. F., Sena, F. A., Dantas, O. M. dos S., Cavalcante, A. R., Nakayama, L., & Santana, A. R. de. (2010). Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária. Educar Em Revista, 26(37), p. 279–291. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12695

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