Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Toggle navigation
menu
BDP
Apresentação
Equipe
Histórico
Documentos
Como ingressar
Editais
Contato
OJS
Sobre
Fluxo Editorial
Estatísticas
Notícias
Ajuda
Tutoriais
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Estatísticas
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 26 n. 37 (2010)
v. 26 n. 37 (2010)
Dossiê - Dimensões formativas do Ensino Superior no século XXI: o sentido democrático na formação inicial e continuada
Publicado:
2010-08-31
EDITORIAL
Paulo Baptista da Silva, Andréa Barbosa Gouveia
p. 7-12
PDF
DOI
Dossiê Temático
Apresentação
Cleusa Valério Gabardo
p. 15-22
PDF
DOI
Ensino superior, para quê?
Henry Giroux
p. 25-38
PDF
DOI
De Abelardo até a classificação de Xangai:as universidades e a formação dos docentes
Bernard Charlot, Veleida Anahí da Silva
p. 39-58
PDF
DOI
Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade
Pedro Goergen
p. 59-76
PDF
DOI
Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade
Denice Catani
p. 77-92
PDF
DOI
Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*
Cleusa Valério Gabardo, Regina Cely C. Hagemeyer
p. 93-112
PDF
DOI
Políticas de formação de professores na universidade pública: uma análise de necessidades, entre o local e o global
Maria Amélia S. Zainko
p. 113-127
PDF
DOI
Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do início do século XXI
Marisa Vorraber Costa
p. 129-152
PDF
DOI
A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
Nelson De Luca Pretto, Nicia Cristina Rocha Riccio
p. 153-169
PDF
DOI
Demanda Contínua
Relatos da caixa preta: representações como elemento da cultura escolar
Antonio Simplicio Almeida Neto
p. 173-189
PDF
DOI
A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio
Adão José de Souza, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
p. 191-209
PDF
DOI
Práticas de regulação das aprendizagens de estagiários do 1º ciclo do ensino básico de Portugal
Carlos Alberto Ferreira
p. 211-239
PDF
DOI
Relações interétnicas em uma escola pública no sul do Brasil (1951-1964)
Dorval do Nascimento
p. 241-257
PDF
DOI
Ação católica: o papel da imprensa no processo de organização do projeto formativo da igreja católica no Paraná (1926-1939)
Nevio de Campos
p. 259-277
PDF
DOI
Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária
Zedeki Fiel Bezerra, Fernanda Alves Sena, Osmarina Maria dos Santos Dantas, Alden Rodrigues Cavalcante, Luiza Nakayama, André Ribeiro de Santana
p. 279-291
PDF
DOI
Instâncias de participação na gestão do Sistema Municipal de Ensino: possibilidades e perplexidades no processo de democratização
Edson Francisco Andrade
p. 293-308
PDF
DOI
SGUISSARDI, Valdemar (Org.). Universidade brasileira no século XXI. São Paulo: Cortez, 2009
Maria Célia Barbosa Aires
p. 311-315
PDF
DOI
SENNETT, R. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006
ROBERTO RAFAEL DIAS DA SILVA, Eli Teresinha Henn Fabris
p. 317-322
PDF
DOI
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão