Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 26 n. 37 (2010)
v. 26 n. 37 (2010)
Dossiê - Dimensões formativas do Ensino Superior no século XXI: o sentido democrático na formação inicial e continuada
Publicado:
2010-08-31
EDITORIAL
Paulo Baptista da Silva, Andréa Barbosa Gouveia
p. 7-12
PDF
DOI
Dossiê Temático
Apresentação
Cleusa Valério Gabardo
p. 15-22
PDF
DOI
Ensino superior, para quê?
Henry Giroux
p. 25-38
PDF
DOI
De Abelardo até a classificação de Xangai:as universidades e a formação dos docentes
Bernard Charlot, Veleida Anahí da Silva
p. 39-58
PDF
DOI
Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade
Pedro Goergen
p. 59-76
PDF
DOI
Por uma pedagogia da pesquisa educacional e da formação de professores na universidade
Denice Catani
p. 77-92
PDF
DOI
Formação docente continuada na relação universidade e escola: construção de referências para uma análise a partir da experiência do PDE/PR*
Cleusa Valério Gabardo, Regina Cely C. Hagemeyer
p. 93-112
PDF
DOI
Políticas de formação de professores na universidade pública: uma análise de necessidades, entre o local e o global
Maria Amélia S. Zainko
p. 113-127
PDF
DOI
Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do início do século XXI
Marisa Vorraber Costa
p. 129-152
PDF
DOI
A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais
Nelson De Luca Pretto, Nicia Cristina Rocha Riccio
p. 153-169
PDF
DOI
Demanda Contínua
Relatos da caixa preta: representações como elemento da cultura escolar
Antonio Simplicio Almeida Neto
p. 173-189
PDF
DOI
A produção de raios X contextualizada por meio do enfoque CTS: um caminho para introduzir tópicos de FMC no ensino médio
Adão José de Souza, Mauro Sérgio Teixeira de Araújo
p. 191-209
PDF
DOI
Práticas de regulação das aprendizagens de estagiários do 1º ciclo do ensino básico de Portugal
Carlos Alberto Ferreira
p. 211-239
PDF
DOI
Relações interétnicas em uma escola pública no sul do Brasil (1951-1964)
Dorval do Nascimento
p. 241-257
PDF
DOI
Ação católica: o papel da imprensa no processo de organização do projeto formativo da igreja católica no Paraná (1926-1939)
Nevio de Campos
p. 259-277
PDF
DOI
Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária
Zedeki Fiel Bezerra, Fernanda Alves Sena, Osmarina Maria dos Santos Dantas, Alden Rodrigues Cavalcante, Luiza Nakayama, André Ribeiro de Santana
p. 279-291
PDF
DOI
Instâncias de participação na gestão do Sistema Municipal de Ensino: possibilidades e perplexidades no processo de democratização
Edson Francisco Andrade
p. 293-308
PDF
DOI
SGUISSARDI, Valdemar (Org.). Universidade brasileira no século XXI. São Paulo: Cortez, 2009
Maria Célia Barbosa Aires
p. 311-315
PDF
DOI
SENNETT, R. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006
ROBERTO RAFAEL DIAS DA SILVA, Eli Teresinha Henn Fabris
p. 317-322
PDF
DOI
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed