Políticas de formação de professores na universidade pública: uma análise de necessidades, entre o local e o global

Autores

  • Maria Amélia S. Zainko UFPR

Resumo

 

O presente texto busca trazer para o debate aspectos das políticas de formação em desenvolvimento nas universidades, bem como a influência

significativa no fazer acadêmico, trazidas pelas tendências internacionais. Destaca que o século XXI acentuou enormemente a importância do contexto mundial e as consequências da “mundialização” sobre os processos de formação na educação superior, que não podem mais ser pensados nos limites das fronteiras nacionais. Analisa a política de expansão da educação superior colocada em prática no Governo do Presidente Luis Inácio Lula da Silva a partir de um conjunto de dados disponíveis no Observatório da Educação, mais especificamente no projeto Políticas de Formação do Professor e a Qualidade da Educação Básica, em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os dados permitem a constatação de que ainda estamos longe de cumprir as metas preconizadas pelo Plano Nacional de Educação. Os dados do Censo da Educação Superior de 2007 apontam uma taxa de escolarização bruta de 21,6% de alunos na faixa etária de 18 a 24 anos e uma taxa liquida de 12,9%, quando a meta seria atingir a 30% de escolarização até o ano de 2011. O texto apresenta ainda as ações estratégicas que vem sendo desenvolvidas para minimizar os déficits e traz para o debate os desafios apresentados por estudiosos e dirigentes na Conferência Mundial de Educação Superior com especial ênfase no papel que a formação dos professores assume no momento em que o paradigma de educação superior aponta para a necessidade de ir além das palavras.

Palavras-chave: Educação Superior; Formação de Professores; Políticas de Formação.

Biografia do Autor

Maria Amélia S. Zainko, UFPR

Doutora em Educação. Professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Paraná, Brasil

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Publicado

2010-10-06

Como Citar

Zainko, M. A. S. (2010). Políticas de formação de professores na universidade pública: uma análise de necessidades, entre o local e o global. Educar Em Revista, 26(37), p. 113–127. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19088

Edição

Seção

Dossiê Temático