Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade

Autores

  • Pedro Goergen Universidade de Sorocaba (Uniso),

Resumo

O ensaio examina a relação entre universidade e sociedade desde a perspectiva dos conceitos de educação instrumental e educação cidadã. Argumenta que a pertinência social da universidade deve responder ao critério de justiça social e democracia que suas

contribuições visam incrementar. Restrito ao aspecto do ensino, sob o recorte conceitual a educação instrumental e educação cidadã, o texto sugere que não cabe à universidade promover uma educação instrumental focada apenas na adaptação dos estudantes à realidade socioeconômica, mas também, formar cidadãos autônomos, críticos e reflexivos, socialmente competentes.

 

Palavras-chave: Universidade; pertinência social; educação instrumental; formação cidadã; subjetividade.

Biografia do Autor

Pedro Goergen, Universidade de Sorocaba (Uniso),

Professor Titular da Universidade de Sorocaba (Uniso), Brasil, e Professor Titular aposentado/ colaborador da Universidade de Campinas, Brasil

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Publicado

2010-10-06

Como Citar

Goergen, P. (2010). Educação instrumental e formação cidadã: observações críticas sobre a pertinência social da universidade. Educar Em Revista, 26(37), p. 59–76. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19085

Edição

Seção

Dossiê Temático