Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do início do século XXI
Resumo
O artigo discute as repercussões, no trabalho docente e na formação de professores, das profundas e marcantes transformações culturais verificadas nos últimos sessenta anos. Inicia com breves considerações acerca da condição pós-moderna, das análises culturais contemporâneas e suas filiações teóricas. Em seguida, trata das conexões entre cultura, pedagogias,escola e sujeitos escolares. Para dotar o trabalho de força argumentativa, apresenta uma amostra de estudos que realizam análises de fenômenos culturais contemporâneos, expondo e discutindo suas implicações para a educação e, consequentemente, para a formação de professores. Nessa direção, o artigo aborda o que pode ser considerado como contribuições das análises realizadas na conjunção dos Estudos Culturais com a Educação para a ampliação do âmbito de reflexões no campo da Formação de Professores.
Palavras-chave: formação de professores; formação de professores e estudos culturais; trabalho docente e estudos culturais; educação e análises culturais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

