Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do início do século XXI

Autores

  • Marisa Vorraber Costa Universidade Luterana do Brasil, Brasil/Universidade Federal do Rio Grande do

Resumo

O artigo discute as repercussões, no trabalho docente e na formação de professores, das profundas e marcantes transformações culturais verificadas nos últimos sessenta anos. Inicia com breves considerações acerca da condição pós-moderna, das análises culturais contemporâneas e suas filiações teóricas. Em seguida, trata das conexões entre cultura, pedagogias,escola e sujeitos escolares. Para dotar o trabalho de força argumentativa, apresenta uma amostra de estudos que realizam análises de fenômenos culturais contemporâneos, expondo e discutindo suas implicações para a educação e, consequentemente, para a formação de professores. Nessa direção, o artigo aborda o que pode ser considerado como contribuições das análises realizadas na conjunção dos Estudos Culturais com a Educação para a ampliação do âmbito de reflexões no campo da Formação de Professores.

Palavras-chave: formação de professores; formação de professores e estudos culturais; trabalho docente e estudos culturais; educação e análises culturais

Biografia do Autor

Marisa Vorraber Costa, Universidade Luterana do Brasil, Brasil/Universidade Federal do Rio Grande do

Universidade Luterana do Brasil, Brasil/Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Artigo subsidiado por resultados de pesquisas realizadas na condição de bolsista de produtividade.

 

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Publicado

2010-10-05

Como Citar

Costa, M. V. (2010). Sobre as contribuições das análises culturais para a formação dos professores do início do século XXI. Educar Em Revista, 26(37), p. 129–152. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/19089

Edição

Seção

Dossiê Temático