Open Journal Systems

A articulação psicanálise e educação e o sujeito no aluno: contribuições do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação

Tamara da Silveira Valente

Resumo


Neste artigo são apresentados os objetivos do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná, criado em 2008. Foi dado ênfase a alguns aspectos de pesquisas efetivadas no Programa de Pós-Graduação em Educação do Setor de Educação da UFPR, notadamente àqueles relacionados às possíveis contribuições da psicanálise ao ato educativo, e ao conceito de sujeito. As reflexões conduziram à noção de que a Psicanálise pode contribuir com Educação, entre outros motivos porque professores e educadores que conhecem os conceitos chaves da metapsicologia, se permitem construir com eles uma nova concepção de educação e consequentes inovações em seu ato educativo.

Palavras-chave


Psicanálise e educação; Aluno sujeito; Ato educativo; Pesquisa

Texto completo:

PDF DOI