A articulação psicanálise e educação e o sujeito no aluno: contribuições do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação

Autores

  • Tamara da Silveira Valente Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Psicanálise e educação, Aluno sujeito, Ato educativo, Pesquisa

Resumo

Neste artigo são apresentados os objetivos do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação, do Setor de Educação, da Universidade Federal do Paraná, criado em 2008. Foi dado ênfase a alguns aspectos de pesquisas efetivadas no Programa de Pós-Graduação em Educação do Setor de Educação da UFPR, notadamente àqueles relacionados às possíveis contribuições da psicanálise ao ato educativo, e ao conceito de sujeito. As reflexões conduziram à noção de que a Psicanálise pode contribuir com Educação, entre outros motivos porque professores e educadores que conhecem os conceitos chaves da metapsicologia, se permitem construir com eles uma nova concepção de educação e consequentes inovações em seu ato educativo.

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Publicado

2017-05-09

Como Citar

Valente, T. da S. (2017). A articulação psicanálise e educação e o sujeito no aluno: contribuições do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação. Educar Em Revista, 33(64), p. 137–152. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49810

Edição

Seção

Dossiê Temático