Open Journal Systems

O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões

Alexandre Shigunov Neto, Lizete Shizue Bomura Maciel

Resumo


O presente artigo pretende realizar uma análise do ensino jesuíticoimplementado no período colonial brasileiro e demonstrar que a estruturaescolar fundada pelos padres jesuítas no Brasil era adequada para o momentohistórico vivenciado, levando-se em consideração quatro aspectos: osobjetivos do Projeto Português para o Brasil; o projeto educacional Jesuítico;a própria estrutura social brasileira da época; e o modelo de homemnecessário para a época Colonial. Os jesuítas, com seu Projeto Educacional,e os portugueses que vieram para a colônia brasileira em busca de riquezas,tiveram papel fundamental na formação da estrutura social, administrativa eprodutiva da sociedade que estava sendo formada. Partindo do pressuposto deque o fenômeno educacional não é um fenômeno independente e autônomoda realidade social de determinado momento histórico, devemos analisar oprojeto jesuítico levando-se em conta o desenvolvimento social e produtivoda época colonial. Assim, pode-se supor que o modelo educacional propostopelos jesuítas, que pretendia formar um modelo de homem, baseado nosprincípios escolásticos, era coerente com as necessidades e aspirações de umasociedade em formação na primeira fase do período colonial brasileiro.

Texto completo:

PDF DOI