O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões

Autores

  • Alexandre Shigunov Neto Faculdade Central de Cristalina
  • Lizete Shizue Bomura Maciel Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O presente artigo pretende realizar uma análise do ensino jesuíticoimplementado no período colonial brasileiro e demonstrar que a estruturaescolar fundada pelos padres jesuítas no Brasil era adequada para o momentohistórico vivenciado, levando-se em consideração quatro aspectos: osobjetivos do Projeto Português para o Brasil; o projeto educacional Jesuítico;a própria estrutura social brasileira da época; e o modelo de homemnecessário para a época Colonial. Os jesuítas, com seu Projeto Educacional,e os portugueses que vieram para a colônia brasileira em busca de riquezas,tiveram papel fundamental na formação da estrutura social, administrativa eprodutiva da sociedade que estava sendo formada. Partindo do pressuposto deque o fenômeno educacional não é um fenômeno independente e autônomoda realidade social de determinado momento histórico, devemos analisar oprojeto jesuítico levando-se em conta o desenvolvimento social e produtivoda época colonial. Assim, pode-se supor que o modelo educacional propostopelos jesuítas, que pretendia formar um modelo de homem, baseado nosprincípios escolásticos, era coerente com as necessidades e aspirações de umasociedade em formação na primeira fase do período colonial brasileiro.

Downloads

Como Citar

Shigunov Neto, A., & Maciel, L. S. B. (2008). O ensino jesuítico no período colonial brasileiro: algumas discussões. Educar Em Revista, 24(31), p. 169–189. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12806

Edição

Seção

Demanda Contínua