Entre kronos e kairós: o sentido e as implicações da ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola

Autores

  • Marília Andrade Torales UFPR

Resumo

Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida nacionalmente – Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental: Concepções e Práticas na Educação Brasileira – que analisou as experiências de ampliação da jornada escolar em diferentes regiões do Brasil. Nesse contexto, a análise das experiências escolares desenvolvidas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foi a base que permitiu estabelecer um diálogo entre empiria e teoria para a compreensão dos sentidos e das implicações do uso e da ampliação do tempo educativo escolar. Neste diálogo, procuramos compreender o impacto provocado pelas modificações na jornada escolar tradicional, de quatro horas diárias, sem a participação efetiva e constante de outros agentes formativos. O processo de análise dos dados tratou de identificar as mudanças na organização e no funcionamento das escolas, bem como na relação dessas com suas comunidades. Mais do que pensar em horários e rotinas, buscou-se pensar em horas concretas, em períodos de permanência dos estudantes nas comunidades escolares e no sentido que essa presencialidade adquire para os envolvidos nesse processo e para a própria sociedade.

Biografia do Autor

Marília Andrade Torales, UFPR

Doutora em Educação pela Universidad de Santiago de Compostela. Professora Adjunta do Setor de Educação da UFPR.

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Publicado

2012-11-29

Como Citar

Torales, M. A. (2012). Entre kronos e kairós: o sentido e as implicações da ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola. Educar Em Revista, 28(45), p. 125–135. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30010

Edição

Seção

Dossiê Temático